Entre os diversos sintomas da doença, uma pessoa em tratamento de câncer pode sofrer com alterações no paladar. Até mesmo aquele prato favorito pode perder completamente a graça. Essa redução de sensibilidade pelos sabores pode ser amenizada pelas receitas desenvolvidas pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Nesta quinta-feira (4) é o “Dia Internacional de Luta Contra o Câncer” e o CicloVivo relembra três delas abaixo:

Prato salgado: Arroz cremoso

Essa receita facilita a ingestão do alimento (para quem está sentindo dor ao engolir), indicada também para quem possui feridas na boca ou sensação de boca seca.

Ingredientes

– 2 colheres (sopa) de azeite

– ½ cebola picada

– 1 dente de alho picado

– 1 alho-poró, parte branca cortado em fatias

– 1 tomate sem sementes e picado

– 1 xícara (chá) de ervilhas frescas

– 2 xícaras (chá) de arroz, lavado e escorrido

– 6 xícaras (chá) de água fervente

– 1 colher (chá) de sal

– ¼ de xícara (chá) de creme de leite

– 2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo

Aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Junte o alho-poró, o tomate e a ervilha. Acrescente o arroz e refogue por mais 5 minutos. Adicione a água, o sal e cozinhe em fogo brando até o arroz secar. Desligue o fogo, misture o creme de leite e a salsinha. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções de 125g

Calorias: 329 kcal por porção

Prato doce: Sorvete de erva doce e maçã


iStock

Alivia os seguintes sintomas: ausência ou alteração no paladar, dor para engolir, feridas na boca, boca seca, náuseas e vômito.

Ingredientes

– ½ xícara (chá) de água

– 1 colher (sopa) de erva-doce em grãos

– 4 maçãs picadas sem casca e sem sementes

– 2 colheres (sopa) de suco de limão

– 1 lata de leite condensado

– 1 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo

Em uma panela coloque a água, a erva-doce, as maçãs e o suco do limão. Cozinhe por 10 minutos, ou até que as maçãs fiquem macias. Desligue o fogo e deixe esfriar. No liquidificador, bata a mistura acima, o leite condensado e o creme de leite.

Coloque em um recipiente, cubra com filme plástico e leve ao congelador por três horas. Retire do congelador e bata no liquidificador por três minutos, para que fique mais cremoso e não forme cristais de gelo. Leve ao congelador por mais três horas e sirva quando desejar.

Rendimento: 12 porções de 105g

Calorias: 200 kcal por porção

Bebida: Gelo verde


iStock

Receita para quem está em processo de radioiodoterapia, sente dor para engolir, boca seca, náuseas, vômitos e diarréia.

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de folhas de hortelã

– 5 folhas de couve lavadas

– 1 colher (chá) de gengibre ralado

– 1 xícara (chá) de água

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata a hortelã com a couve, o gengibre e a água. Coe e coloque em uma forma de gelo. Leve ao freezer por cerca de quatro horas. Sirva com o suco de sua preferência.

Rendimento: 12 cubos

Calorias: 8 kcal por unidade

Baixe mais receitas

O Icesp ainda disponibiliza gratuitamente um cardápio elaborado com dicas e preparos de pratos salgados, doces e bebidas, indicados para amenizar cada tipo de sintoma, confira aqui.

Redação CicloVivo

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.