- Publicidade -

15 técnicas para acabar com o acúmulo em sua vida

Viver com menos coisas pode ser mais libertador do que você imagina.

Foto: iStock

Você já percebeu que muitas vezes a bagunça toma conta de sua vida e junto com ela leva seu tempo, dinheiro e energia?

- Publicidade -

Coisas não param de entrar em nossas casas, inevitavelmente, e se não mantermos a ordem, acabamos perdidos. Viver com menos “tralhas” pode ser mais libertador do que você imagina.

O norte-americano Joshua Becker, autor de um blog sobre viver uma vida minimalista, criou uma lista com rotinas simples e básicas que podem facilitar o seu dia a dia, fazendo com que você gaste tempo com o que é realmente importante em sua vida.

1- Separe todas as correspondências indesejadas já na caixa de correios, como panfletos publicitários, e jogue-os imediatamente em uma lixeira para reciclagem. Aproveite e veja se está recebendo materiais desnecessários, como extrato de banco, boletos e contas, em muitos casos você pode solicitar o recebimento destes tipos de documentos por e-mail.

2- Deixe os aparelhos eletrodomésticos fora de vista. Torradeiras, liquidificador, máquinas de café… Embora possa parecer que eles não tomem muito espaço, você notará a diferença depois que preparar uma refeição sem eles presentes. Se você acha que vai ser uma trabalheira guardá-los todos os dias, não: menos de 6 segundos é tempo necessário para colocar cada aparelho em seu lugar.

- Publicidade -

3- Retire 10 artigos de vestuário de seu armário hoje. Se você é prático, levará cerca de 5 minutos para selecionar dez itens que você não usa mais e colocá-los em uma caixa. As roupas que ficarem caberão melhor em seu armário, que poderá respirar novamente. Se você escrever “Para caridade” na caixa, quando estiver pronta, irá se sentir ainda melhor e você se sentirá inspirado a fazer isso com mais frequência.

4- Dobre roupas limpas e separe as roupas sujas imediatamente. Não deixe roupas espalhadas pela casa e pelo chão. Retire a roupa suja e coloque-as na mesma hora no cesto para lavar. Pendure ou guarde na gaveta as roupas limpas que não foram usadas. É realmente muito simples.

5- Brinquedos nos quartos das crianças devem ficar guardados em armários ou baús. Não no chão ou sobre a cômoda. Quando o móvel estiver muito cheio, quer dizer que está na hora de retirar alguns brinquedos para ganhar mais espaço. Uma dica: geralmente os brinquedos que ficam embaixo das pilhas são os que as crianças menos brincam.

- Publicidade -

6- Ensine as crianças a recolherem seus brinquedos toda a noite. Isto tem inúmeros benefícios: 1) Ele ensina responsabilidade. 2) Ele ajuda as crianças a perceberem que mais não é sempre melhor. 3) A casa está limpa para a mãe e o pai, quando as crianças forem dormir. 4) É uma clara indicação de que o dia chegou ao fim.

7- Crie o hábito de recolher o máximo de lixo de sua casa e colocá-lo para fora. Limpe a geladeira e a despensa de comidas velhas e vencidas, jogue fora a papelada do escritório, livre-se de caixas e sacolas que só entulham. Separe o que for para reciclagem. Crie um exercício semanal de sempre deixar a lixeira o mais cheia possível, claro, apenas com coisas que não possam ser doadas.

8- Reduza suas decorações pela metade. Pegue uma caixa e caminhe pela sua sala de estar. Remova decorações das prateleiras, mesas e paredes que não forem absolutamente belas ou significativas. Veja o que você acha da sua sala sem elas. Pode ser que você ache que ficou muito melhor. Se não, é só colocá-las de volta.

9- Lave a louça imediatamente. Lavar a louça manualmente leva menos tempo do que colocá-las na máquina de lavar. Se você juntar tudo para lavar após as refeições, irá gastar mais tempo e pode acabar deixando a louça empilhada na pia, o que não é legal para ninguém. Se você prefere utilizar a lava-louças, enxagúe imediatamente os utensílios e deixe-os dentro da máquina até encher.

10- Combine jogos de pratos, xícaras, copos, tigelas e talheres. A uniformidade contribui para uma melhor empilhamento e armazenamento. Não misture um monte de jogos de canecas e talheres perdidos. A falta de identidade visual faz com que tudo fique mais desorganizado.

11- Mantenha a superfície de suas mesas limpas e sem nada em cima. Gavetas podem abrigar adequadamente a maioria das coisas necessárias para manter sua mesa funcional. É um sistema de arquivamento simples e a próxima pessoa que se senta para usar a mesa irá agradecer.

12- Tire de sua vista toda a parafernália de áudio e vídeo, como cds, dvds, jogos de game e controles. Destine um local para eles, já que você os usa muito menos do que você pensa.

13- Sempre deixe um pouco de espaço em seu armário. Uma das razões para as roupas, casacos e sapatos estarem espalhados por sua casa, pode ser o seu próprio armário, que, por estar sempre cheio, vira um aborrecimento para tirar e colocar as coisa de volta. Acaba que cai roupa do cabide, amassa camisas… Portanto, deixe espaço livre para que você possa colocar e tirar os itens rapidamente.

14- Mantenha as superfícies planas livres. Balcões de cozinha, banheiro, bancadas, cômodas, tampos de mesa. É certo que recibos, moedas e papeladas não param de chegar, mas fica cada dia mais fácil manter a ordem se você fizer disso um exercício diário.

15- Assim que terminar de ler uma revista ou jornal, encaminhe para a reciclagem. Se tiver algum artigo ou receita interessante, destaque apenas a página que lhe interessa. Você também pode tirar fotos e guardar online ou procurar o conteúdo na internet. Pilhas de revistas e jornais de pouco servem na vida.