Ícone do site

Curry de lentilha rosa e espinafre

A lentilha rosa é uma fonte de proteína vegetal que pode ser usada em diversas receitas

Published 06/06/2022
curry lentilha rosa

Foto: Monica Hering

Adoro lentilhas! Seu sabor, textura, aroma… Se for lentilha rosa então, eu fico muito mais animada com a receita. Apesar de que, tenho que confessar que não consigo entender de onde vem isso de chamar essa lentilha de rosa. Quando estão crus, os grãos tem um tom alaranjado, algo próximo a um tom salmão. Mas depois de cozidos ficam parecendo lentilhas cor de laranja!

Eu usei o arroz selvagem para acompanhar o curry, e deu um contraste lindo. Mas qualquer outro tipo fica perfeito e com certeza igualmente saboroso. Arroz integral teria sido a minha escolha caso não tivesse esse vidrinho de grãos de arroz selvagem.

Desde que abandonei o consumo de carne, passei a ter atenção redobrada com o consumo de proteína vegetal. A lentilha, assim como o feijão, grão de bico e a ervilha, são leguminosas ricas em proteína e tem sido fiéis companheiros nas minhas refeições. Para servir a receita, usei uma colherada de iogurte vegetal feito com polpa de coco verde.

Curry de Lentilha rosa e espinafre

Foto: Monica Hering

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

  1. Enxague o arroz em um peneira em água corrente. Cozinhe em 4 xícaras de água até ficar macio (40-45 minutos).
  2. Enquanto o arroz cozinha, aqueça uma panela grande em fogo médio. Coloque o azeite e junte a cebola picada. Refogue até ficar macia e translúcida.
  3. Acrescente o alho e o gengibre e refogue por mais 1 minuto. Coloque as lentilhas, o extrato de tomate, especiarias e cozinhe por mais alguns minutos.
  4. Junte o caldo de legumes e espere ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 15 a 20 minutos, ou até as lentilhas estarem macias.
  5. Acrescente as folhas de espinafre e o leite de coco e misture. Ajuste o tempero.
  6. Coloque o arroz nos pratos e cubra com o curry e uma colherada de iogurte vegetal. Cubra com folhas de coentro e sirva em seguida.

LEIA MAIS: