sopa vegana lentilha cenoura
Foto: YAM | Guia Prático Alimento para o Bem-Estar
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Por YAM

Em tempos em que a saúde se torna um bem cada vez mais precioso, vale buscar conhecimento nas tradições milenares que promovem o equilíbrio e o bem estar, do corpo e da mente. Para a Ayurveda, sistema milenar de cura indiano, comer é um ato sagrado.

Na cozinha, transformamos alimentos em refeições para nutrir o nosso corpo e o nosso ser, além de ser um momento de respeito e cuidado. E esta é a base das receitas que estão no Guia Prático Alimento para o Bem-Estar.

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O guia destaca a importância de dedicar carinho e atenção ao que estamos cozinhando. “Priorize consumir as refeições o mais próximo possível do momento em que foram preparadas. Dessa maneira, preservamos seu sabor, sua textura e as propriedades terapêuticas e nutritivas dos alimentos e também de sua energia vital, o prana”.

A publicação traz ainda algumas dicas sobre os alimentos certos para cada momento do dia. De manhã, ainda não estamos com a nossa melhor capacidade digestiva, então é importante escolher alimentos que não sobrecarreguem o organismo. No a digestão está bem eficiente e podemos ter uma diversidade maior de alimentos e sabores.

Para a janta, o ideal é uma receita leve, como sopas de raízes, legumes ou leguminosas. Para dar mais saciedade, estes alimentos também podem estar inteiros ou em pedaços maiores.

A receita de hoje é justamente uma sopa de lentilha vermelha e cenoura. O ideal, para consumir o alimento logo após o preparo, é fazer a porção exata, para o número de pessoas presentes. A receita abaixo é para uma porção individual – caso queira aumentar a quantidade, respeite as proporções entre os ingredientes. apetite!

Sopa de lentilha vermelha com cenoura

sopa lentilha cenoura
Foto: YAM | Guia Prático Alimento para o Bem-Estar

Ingredientes

  • 1 cenoura picada em cubinhos
  • 1/2 xícara de chá de lentilha vermelha
  • 1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
  • 1/2 colher de café de cúrcuma em pó
  • 1 pitada generosa de pimenta-caiena
  • Sal a gosto
  • Salsinha fresca a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • Gotas de limão

Modo de preparo

  1. Em uma panela, refogue o gengibre fresco com um pouco de água, sem óleo. Depois, acrescente a cúrcuma e a pimenta-caiena.
  2. Em seguida, coloque a lentilha, a cenoura em cubinhos e um pouco de água. Assim que a cenoura ficar al dente e a lentilha estiver cozida, desligue o fogo e bata tudo no liquidificador.
  3. Para finalizar e servir, adicione sal, salsinha fresca, gotas de limão e azeite de oliva a gosto.

Quer conhecer outras receitas que vão contribuir com seu bem-estar e equilíbrio? Baixe o Guia Prático Alimento para o Bem-Estar, com 8 receitas nutritivas e saborosas, do café da manhã ao jantar, inspiradas no conhecimento da medicina Ayurveda. 

A autora do guia é também professora do curso YAM Ayurveda: Ciência da Vida, Alimento para a Alma que está disponível na plataforma YAM para quem quiser aprofundar seu conhecimento na milenar medicina.

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