A couve-flor é uma hortaliça pertencente à espécie Brassica oleracea. Versátil, pode ser consumida de diversas formas: cozida, assada, gratinada e até à milanesa. A Chef Camila Botelho, Coordenadora do Departamento de Gastronomia da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), ensina uma receita deliciosa com o vegetal que pode ser realizada em ocasiões especiais, como as festas de fim de ano. Na preparação, a couve-flor é defumada e assada ao vinho com cama de abacaxi.

Ingredientes:

1 couve-flor grande

1 abacaxi

1 colher de sopa de páprica doce defumada

1 dente de alho

1 punhado de salsinha

1 xícara de azeite

1 xícara de vinho

Modo de preparo:

Higienize o abacaxi em água corrente com a ajuda de uma escovinha de cozinha. Remova a casca, corte o abacaxi em rodelas e faça uma cama de abacaxi na forma. Em seguida, higienize a couve-flor e deixe de molho em 1 litro de água, com 10 gotas de vinagre de maçã, por 15 minutos. Enxágue e coloque em cima da cama de abacaxi.

Em uma travessa misture a salsinha picada, páprica, alho picado e o azeite. Despeje na couve crua e deixe cair no abacaxi também. Depois finalize regando com o vinho. Leve ao forno sem tampar, com temperatura a 180 graus, por um tempo de 40 a 50 minutos. Sirva-se à vontade.