Estas são panquecas pequenas, que podem quase ser chamadas de bolinhos. O formato na hora de colocar na frigideira é um mero detalhe… Cada um faz como preferir! Elas podem ser acompanhamento, uma refeição rápida acompanhada de uma salada ou podem ser servidas cobertas com um chutney. Junto com um bom pão de grão, vira um banquete!

Mas a dica mais importante é: procure fazer com o milho fresco. Fica muito melhor! Concordo que nem sempre a gente encontra milho verde fresco, muito menos durante todo o ano. Mas fica aqui a sugestão. Para debulhar o milho verde, dê um olhada na dica da receita do Bolo de milho-verde e fubá. Não é difícil, muito menos demorado.

Para dar um toque de sabor e de cor, usei cebolinha fresca picada. Cortei a minha na hora, da minha hortinha na varanda. Perfumou não só as panquecas, mas toda a cozinha! Use as ervas frescas de sua preferência, ou aquelas que tiver em casa. Deixei alguns grãos de milho inteiros para dar textura às panquecas. Se preferir a massa mais fina, bata todo o milho no liquidificador junto dos outros ingredientes.

Panquecas de milho verde (receita ovolactovegetariana)

Ingredientes

– 1 xícara de milho verde (2 espigas médias debulhadas)

– 1 ovo

– 1/2 xícara de leite (de preferência vegetal)

– 1 colher (sopa) de manteiga clarificada (ghee) em temperatura ambiente + para untar a frigideira

– 1/2 xícara de araruta ou amido de milho

– 1/2 colher (sopa) de fermento em pó

– 2 talos de cebolinha verde picados

– Sal e pimenta do reino

Modo de fazer

  1. Caso use o milho em lata, escorra antes em uma peneira.
  2. Reserve um pouco dos grãos de milho inteiros.
  3. Bata no liquidificador o ovo, leite, manteiga clarificada e a araruta até ficar homogêneo.
  4. Junte o fermento, o milho, a cebolinha e tempere com sal e pimenta.
  5. Bata rapidamente somente para incorporar.
  6. Junte os grãos de milho reservados e misture com uma colher ou espátula.
  7. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio.
  8. Unte com manteiga usando papel toalha.
  9. Coloque colheradas da massa na frigideira.
  10. Deixe dourar por 3 minutos de cada lado.
  11. Repita com o restante da massa e sirva em seguida.