leite de inhame
Foto: A Boa Terra
- Publicidade -

O inhame é um tubérculo com carboidratos de baixo índice glicêmico e fibras solúveis. Além disso é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como vitamina B6, vitamina B1, riboflavina, ácido fólico e niacina. Ele também apresenta potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre que são minerais importantes para o organismo. 

Entre os benefícios que o inhame pode trazer para a saúde estão o controle da pressão arterial, a melhora a função respiratória, prevenção de doenças cardíacas, melhora da imunidade, combate anemia e Alzheimer e ainda pode ajudar em dietas para perda de peso.

Para comer inhame, as opções são também muito variadas. O alimento pode ser consumido assado, no vapor ou pressão. Ele pode substituir o carboidrato presente no arroz, batata, macarrão e pão durante as refeições.

- Publicidade -

Mas, esta receita usa o inhame para fazer leite vegetal que pode ser usado em outras receitas receitas veganas de sucos, vitaminas e shake. A receita é da  empresária Amélia Whitaker.

Leite de Inhame

Ingredientes:

  • 2 inhames médios (300 gramas ou 1 xícara bem cheia);
  • 3 xícaras de água morna (750ml), para preparar o leite;
  • Água filtrada para deixar o inhame de molho.

Modo de preparo:

Coloque os inhames descascados em um recipiente. Em seguida, cubra com água e deixe de molho por aproximadamente oito horas. Depois coe e descarte a água. Coloque o inhame dentro de um liquidificador, coloque a água morna e bata por aproximadamente três minutos. Coe o leite em peneira fina ou em um coador de pano.  O seu leite de inhame está pronto. A bebida pode ficar armazenada por até três dias na geladeira. Os resíduos podem ser utilizados em preparações de bolos e cookies.

- Publicidade -