O friozinho do outono/inverno é muito propício ao consumo de bebidas quentes. Por isso, o CicloVivo dá a dica de um chá feito com gengibre e cascas de laranja e abacaxi. Além de reaproveitar as partes que seriam jogadas fora, essa bebida tem propriedades termogênicas, que elevam a temperatura do corpo e ajudam a emagrecer.

Ingredientes:

– 1,5 litros de água

– 3 colheres de sopa de gengibre bem picado

– Casca higienizada de um abacaxi inteiro

– Casa higienizada de uma laranja

– 1 colher de açúcar branco ou cristal

– Mel

– Cravo da índia

– Canela em pau

Como fazer:

1. Leve ao fogo a água junto com as cascas do abacaxi, laranja, o gengibre, a canela e o cravo. Deixe a mistura cozinhar por 20 minutos.

2. Em outra panela, coloque o açúcar e leve ao fogo até caramelizar. Quando estiver no ponto, acrescente o chá. Aproveite esta mudança de recipiente para coar a bebida. Este cuidado com o açúcar é o que deixará o chá um pouco mais escuro. Caso opte por utilizar açúcar mascavo, não deixe-o caramelizar, para não ficar amargo.

3. Com tudo junto, deixe ferver por mais cinco minutos. Quando a temperatura diminuir, acrescente o mel. É importante que a bebida não esteja fervendo para que o mel não perca as suas propriedades.

4. Beba à vontade.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.