- Publicidade -

O vice-ministro de Proteção Ambiental da China, Li Ganjie, informou que a seca tem causado a deterioração da qualidade da água em diversos grandes lagos do país.

A estiagem levou à redução drástica dos níveis de água em lagos importantes, como o Lago Poyang, Dongting e Honghu, informou Xinhua, a maior agência de notícias chinesa. 

De acordo com Li, as estatísticas de monitoramento mostraram que a qualidade da água nestes lagos viram uma diminuição notável entre os meses de março e abril, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

- Publicidade -

As zonas úmidas e as aves migratórias destas regiões também sofreram com a seca, a pior a atingir a região em décadas. Mais de 1.333 hectares de zonas úmidas localizada a leste do lago Dongting secaram. O evento climático deixou o rio Yangtze, o maior rio da China, em extensão, com seus mais baixos níveis de precipitação desde 1961. 

Li negou que a seca foi agravada pela hidrelétrica Three Gorges salientando que ela foi ocasionada somente pela falta de chuva.

A seca atingiu algumas regiões das províncias de Hubei, Hunan, Jiangxi, Anhui, Jiangsu e Zhejiang, localizadas próximas ao centro e curso inferior do rio Yangtze. Estas áreas têm tido de 40 a 60 por cento menos chuvas do que o habitual.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -