- Publicidade -

Queimadas registradas em agosto superam índices de 2011

As queimadas registradas na primeira quinzena de agosto já representam 83% do montante registrado em todo o mês no ano de 2011. Segundo dados do Inpe, o fogo já atingiu 13% do total de áreas nacionais de preservação ambiental.

As queimadas registradas na primeira quinzena de agosto já representam 83% do montante registrado em todo o mês no ano de 2011. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o fogo já atingiu 13% do total de áreas nacionais de preservação ambiental.

- Publicidade -

A maior parte das áreas afetadas está na região norte e nordeste do país, entre elas estão 92 reservas indígenas. No total já foram registrados 3.652 focos de incêndios por todo o Brasil. O local mais afetado é o Parque Nacional do Araguaia, em Tocantins, com 20 mil hectares atingidos pelo fogo.

A maioria dos casos ocorre por influência humana, com o intuito de utilizar a terra para fins agropecuários. No entanto, a falta de fiscalização adequada e de brigadas de incêndio deixa o controle das queimadas bastante limitado.

Os satélites do Inpe divulgam em tempo real os alertas nacionais de incêndios, conforme informado em reportagem da Folha. Porém, mesmo com os dados em mãos, as equipes do ICMBio e do Prevfogo, que atuam em reservas nacionais e indígenas, respectivamente, não são suficientes para apagar as chamas antes que elas se alastrem por grandes áreas.

No Parque Nacional do Araguaia, por exemplo, são apenas 21 brigadistas responsáveis por 555,5 mil hectares. Segundo Raoni Japiassu, chefe do parque, este número de pessoas suporta eventos de pequeno e médio porte. Mas, as equipes e a estrutura de transporte deveria ser maior para combater as grandes queimadas. Com informações da Folha.

- Publicidade -

Redação CicloVivo