Pela primeira vez em 600 anos cegonhas selvagens se reproduzem na Inglaterra

Desde março, pesquisadores monitoravam dois ninhos com grandes expectativa

cegonhas

Nasceram os filhotes dos primeiros ovos de cegonhas selvagens chocados na Inglaterra desde a Idade Média. Guardas florestais no estado de Knepp estavam monitorando as aves com grande expectativa desde que descobriram 9 ovos, em dois ninhos, em março deste ano.

Finalmente, na última semana, a tão aguardada notícia: um casal de cegonhas brancas selvagens deu as boas vindas aos seus filhotes em um dos ninhos monitorados – ainda não se sabem quantos dos 5 ovos eclodiram. “São os primeiros dias dos filhotes e vamos acompanhar tudo de perto. Temos grandes esperanças em relação a esta ninhada”, contou Lucy Groves, da Durrell Wildlife Trust, organização que trabalha com espécies ameaçadas.

“Este é o primeiro passo para reestabelecer o equilíbrio e a presença desta espécie no Sul da Inglaterra. Pode ser um passo pequeno, mas estamos muito animados”, completa Lucy.

O mesmo casal havia chocado três ovos no ano passado, mas nenhum filhote nasceu. O ninho atual está em um grande carvalho, o que dificulta sua observação, mas já é possível ver que os pais estão alimentando os filhotes.

A fêmea possui um anel de identificação e é monitorada pelo White Stork Project desde 2016, quando chegou à região vinda da Polônia. Já o macho não possui anel de identificação e os pesquisadores acreditam que seja um dos cerca de 20 pássaros que migram e visitam a esta região Inglaterra todos os anos.