- Publicidade -

A Organização das Nações Unidas (ONU), declarou que 2011 será o  Ano Internacional das Florestas. Com o tema “Florestas para o Povo”, a entidade tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o a importância da preservação das florestas para uma vida mais sustentável no planeta.

Segundo informações do Instituto Akatu, a intenção da ONU é promover atitudes que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando à população mundial que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos, como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, migrações desordenadas para áreas urbanas e o crescimento da caça e do desmatamento ilegal.

O desrespeito ao ciclo de vida natural das florestas e a exploração predatória, têm como consequência, a ameaça da sustentabilidade econômica, das relações sociais e da vida humana no planeta. Isso acontece porque as floretas são a fonte, entre outros, de água potável e alimentos. Além de disso, fornecem matérias primas para indústrias essenciais como a farmacêutica e da construção civil e também desempenham um papel vital no controle do aquecimento global.

- Publicidade -

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), atualmente, 31% da área terrestre total do planeta são cobertos por florestas, que abrigam o lar de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhão de pessoas e de 80% da biodiversidade da Terra. Somente em 2004, o comércio mundial de produtos florestais movimentou US$ 327 bilhões (algo em torno de R$ 588,8 bilhões).

Para saber mais, consulte o site oficial do Ano Internacional das Florestas (sem versão em português) ou entre no site do Insituto Akatu.

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -