- Publicidade -

Nova espécie de tubarão é encontrada em mercado de peixe em Taiwan

Especialistas encontraram uma espécie de tubarão previamente desconhecida, sendo comercializada em um mercado em Taiwan. Para o pesquisador australiano William White, a situação não é uma surpresa, pois já se repetiu com animais de outras espécies.

Especialistas em classificar os seres vivos encontraram uma espécie de tubarão previamente desconhecida, sendo comercializada em um mercado em Taiwan. Para o pesquisador australiano William White, a situação não é uma surpresa, pois já se repetiu com animais de outras espécies.

- Publicidade -

“A maioria dos mercados de peixes na região irá regularmente conter tubarões”, explicou White, que trabalha na Organização de Pesquisa Industrial e Científica Commonwealth, em Hobart, Austrália.

A descoberta do tubarão sendo negociado ocorreu quando o pesquisador e um colega haviam se dirigido ao Mercado de Peixe Tashi, para recolher material para estudar a diferença entre as espécies.

“Entre outras espécies, coletamos uma série de espécies de Squalus”, explicou o cientista. A nova espécie, Squalus formosus, é um tubarão de um metro de comprimento e de nariz curto. É distinguida de outras espécies de cação do gênero Squalus por ter uma barbatana particularmente ereta, uma espinha forte e uma cabeça muito curta e arredondada.

O formosus provavelmente acabou no mercado de peixe da mesma forma que a maioria dos tubarões do oceano – como captura acessória -, acidentalmente enredados durante a caça de outros peixes.

- Publicidade -

Segundo White, nos mercados de peixe é pouco provável as pessoas saberem a diferença entre as novas espécies e outros tubarões. “Espécies similares na Indonésia são salgadas e secas para o consumo humano e as barbatanas usadas no comércio de sopa de barbatana de tubarão”, disse ele. “Mas isso não reflete necessariamente o que eles fazem com os tubarões em Taiwan.”

A nova espécie é atualmente conhecida apenas das águas em torno de Taiwan e Japão, e é improvável que seja encontrada muito mais longe, explicou o cientista, uma vez que espécies de Squalus tendem a ter faixas estreitas.

Muitas espécies que se pensava ter ampla extensão têm mostrado ser realmente múltiplas, mas semelhante, espécies com intervalos menores, disse ele. Um dos benefícios de se classificar cientificamente todos estes animais intimamente relacionados, é que os cientistas serão capazes de avaliar melhor o quão saudável suas populações são ou não. Com informações da National Geographic.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter