- Publicidade -

Se aproxima “o maior fim de semana de plantação de árvores” em Londres. Com apoio financeiro do governo municipal, a capital da Inglaterra planeja unir centenas de voluntários para um plantio histórico. Mais de 30 eventos serão realizados durante o fim de semana para os londrinos que desejem colocar a mão na massa e ajudar a tornar a cidade mais verde.

Já com importância mundial, Londres trabalha para ganhar o título de primeira “Cidade Parque Nacional” do mundo. E, para tanto, o prefeito da cidade, Sadiq Khan, está investindo 12 milhões de libras em árvores e espaços verdes para alcançar a meta. Sim, investindo, pois o retorno em benefícios vai muito além da paisagem bonita.

- Publicidade -

“As árvores de Londres fornecem pelo menos 133 milhões (em libras) de benefícios todos os anos em termos de remoção de poluição, dióxido de carbono do ar e da quantidade de água que entra nos esgotos. Elas ajudam a melhorar a qualidade do ar ao remover  toneladas de poluição a cada ano, além de armazenar carbono e criar um habitat para a vida selvagem”, destaca o governo em nota.

Além do plantio em massa, o prefeito financiou um novo mapeamento da cobertura de copas das árvores de Londres. Com imagens aéreas de alta resolução, os dados mostram que a cobertura de árvores varia de 12 para 28% nos distritos. Sadiq Khan também se comprometeu a aumentar a cobertura de árvores existentes em 10% até 2050.

Plantio histórico

Os eventos de voluntariado espalhados pela cidade para os dias sábado (1) e domingo (2) certamente contribuirão para que os moradores se sintam parte da construção verde. Mais de 15 mil londrinos já se inscreveram para plantar árvores neste final de semana, marcando o término da “Semana Nacional de Árvores” do Reino Unido.

Chamado de “plant-a-thon”, o plantio histórico do fim de semana terá 75 mil árvores destinadas a jardins privados, espaços comunitários, parques e espaços verdes subutilizados. E cinco mil árvores extras são destinadas aos que querem plantá-las em seu jardim.

Está ou conhece alguém que esteja em Londres? Informações sobre como se envolver podem ser acompanhadas aqui.

- Publicidade -