O animal já é procurado na região há 13 anos. A destruição de seu habitat é a principal razão de seu desaparecimento.

Pesquisadores do Taiwan e dos Estados Unidos há 13 anos procuram a subespécie de leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa brachyura) nas florestas taiwanesas. Sem sucesso, declararam sua extinção. O fato é desanimador, uma vez que o animal era endêmico.

Apesar de tantos anos de procura, a equipe de pesquisadores esperava encontrar o felino em reservas florestais de Dawushan, Yushan e no Parque Nacional Taroko. Entretanto, o único leopardo-nebuloso que existe na ilha, comprovadamente, é o exemplar empalhado do Museu Nacional de Taiwan.

Em declaração ao jornal local Taipei Times, a zoologista Chiang Po-jen se mostrou ainda com esperanças. “Há uma pequena chance de o leopardo-nebuloso ainda existir em Taiwan. Podem existir alguns animais, mas não acreditamos que existam em número significativo”, afirmou.

Durante a busca, foram instaladas cerca de 1.500 câmeras infra-vermelhas e armadilhas na região, mas, mesmo assim, a equipe não encontrou vestígios da existência do bicho.

Há dois anos, o Instituto de Conservação Biológica de Smithsonian, em Virgínia, nos Estados Unidos, apresentou dois filhotes de leopardo-nebuloso. Na época, a instituição alertou que a espécie era ameaçada de extinção devido à destruição de seu habitat, causada pelo desenvolvimento humano. Na pesquisa em questão, além desse fato, os pesquisadores ainda concluem que a caça ilegal explica o desaparecimento desses animais.

Ainda há duas espécies de leopardo-nebuloso, ambas vivem na Ásia e são consideradas vulneráveis à extinção: Neofelis nebulosa e Neofelis diardi. O leopardo-nebuloso era uma subespécie da primeira. Com informações do Globo Rural.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.