- Publicidade -

A história de Jadav Payeng é um verdadeiro exemplo de persistência e cuidado com a natureza. Há 36 anos o indiano se dedica ao plantio de árvores para recuperar a biodiversidade na região em que mora, em Assam, Índia. Sozinho ele já plantou uma floresta maior do que o Central Park, em Nova York.

- Publicidade -

Tudo começou em consequência da sabedoria popular dos anciãos da aldeia em que Payeng vive. Mesmo sem acesso a estudos científicos, eles já haviam percebido que o desmatamento estava ocasionando degradação no solo e perda da biodiversidade na ilha de Majuli. Para solucionar o problema, eles sugeriram que novas árvores fossem plantadas.

Payeng, que ainda era um adolescente quando ganhou as primeiras mudas de bambu, identificou uma área degradada em uma ilha próximo à sua comunidade e começou a sua missão. Desde então, todos os dias ele planta um pouquinho. Aos poucos, as espécies de árvores foram variando e com isso a biodiversidade local também foi resgatada.

Foto: Reprodução

Tanto esforço foi recompensado. Mais de três décadas depois, a floresta plantada pelo indiano hoje possui, em média, 550 hectares de terra, onde são encontrados elefantes, tigres, rinocerontes e muitas outras espécies. A história de Payeng já foi tema de documentários e notícias no mundo inteiro. Na Índia, ele já ficou conhecido como o “Homem-Floresta” pelo próprio presidente.

No vídeo abaixo você vê mais detalhes dessa história inspiradora:

- Publicidade -