Floresta tropical mais antiga do mundo é devolvida aos povos originários da Austrália
Foto: Turism of Port Douglas and Daintree
- Publicidade -

A floresta tropical mais antiga do mundo foi devolvida aos seus guardiães em uma histórica cerimônia de devolução no norte do estado de Queensland, na Austrália.

O povo originário de Kuku Yalanji do Leste se apropriou formalmente de 160.213 hectares de terras que incluem o Parque Nacional Daintree, onde fica localizada a floresta tropical mais antiga do mundo com cerca de 180 milhões de anos, listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. 

O acordo inclui terras anteriormente reconhecidas sob o título nativo, bem como uma área adicional de vinte por cento.

- Publicidade -

Lynette Johnson, mulher Jalunji e presidente da Jabalbina Yalanji Aboriginal Corporation, o órgão de título nativo do povo Kuku Yalanji do Leste, disse ao National Indigenous Times que a devolução da terra foi “inspiradora”.

Mapa do Governo de Queensland
Mais de 160.000 hectares em quatro parques nacionais foram devolvidos. Imagem: Governo de Queensland, Austrália.

“Muito trabalho árduo foi finalmente reconhecido com a terra sendo devolvida aos Proprietários Tradicionais depois de todos esses anos”, disse ela. “Foi uma alegria, mas sabemos que o trabalho árduo não parou, este é o fim de um capítulo e o próximo está prestes a começar.”

Foto: Governo de Queensland

“É um dos sentimentos mais incríveis do mundo saber que eles podem voltar … e seus filhos e netos, e pessoas das Gerações Roubadas, esta é a jornada para voltar para casa.”

Lynette Johnson, mulher originária de Kuku Yalanji do Leste

O título de terra nativa já havia sido estabelecido em grande parte das terras, mas os guardiães tradicionais queriam mais do que reconhecimento, eles queriam participar da gestão de suas terras e de seu patrimônio cultural.

“Este é o nosso lugar no país – na terra. Todos os nossos ancestrais nos chamaram de volta para casa.”, disse a tradicional proprietária de Yalanji Jabalbina Yalanji, Mary-Anne Port em entrevista à ABC News Australia.

Foto: Turismo Austrália

Gestão conjunta

Sob o Acordo de Gestão Indígena, o Povo Kuku Yalanji do Leste administrará conjuntamente os quatro parques nacionais com o governo de Queensland.

O Ministro Estadual do Meio Ambiente, Meaghan Scanlon, disse que o acordo foi um “marco realmente importante na história de Queensland” que “realmente corrige os erros do passado”.


Com informações do National Indigenous Times e ABC News Australia.

- Publicidade -