Você sabia que cães envelhecem em velocidade diferente de acordo com a raça e o estágio da vida? Uma ferramenta criada pela BBC pode ajudar você a descobrir a idade do seu companheiro de estimação.

A calculadora foi desenvolvida com base em estudos científicos e, de forma simples, ela tem uma base para efetuar os cálculos de cada raça. Assim sendo, os dois primeiros anos de vida são equivalentes da seguinte forma:

– 12,5 anos para cães pequenos.

– 10,5 anos para cães de médio porte.

– 9 anos para cães de grande porte.

A partir do terceiro ano, a relação muda. Para cada ano humano a idade dos animais pode ser multiplicada de 4,3 até 13,4 anos, dependendo da raça do animal.

Infelizmente o sistema não consegue calcular a idade estimada para cães sem raça definida. No entanto, eles vivem 1,22 ano a mais do que os cães de raça do mesmo porte, de acordo com o pesquisador Dan O’Neil, que investiga o assunto em seu curso de pós-doutorado na Royal Veterinary College.

A calculadora também ainda não está disponível para gatos, mas a média de vida destes felinos é de 12,1 anos, o equivalente a 64 anos humanos. Existem estimativas de que os gatos cheguem aos dez anos humanos já em seus primeiros seis meses de vida. Os 24 anos humanos são atingidos quando o gato possui apenas dois anos de idade. A partir daí cada ano de um gato, equivale a quatro de humanos.

Clique aqui para utilizar a calculadora.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.