Um novo relatório apoiado pelas Nações Unidas sobre a relação entre florestas e produção de alimentos e nutrição ressalta como essas áreas verdes poderiam ser a chave para acabar com a fome e estão intrinsecamente vinculadas à luta global contra as mudanças climáticas. O documento foi lançado na última quarta-feira (6), em Nova Iorque (EUA), na 11ª sessão do Fórum sobre Florestas da ONU.

“O relatório tenta fazer com que nos enfoquemos na contribuição relativamente negligenciada das florestas e as árvores para a segurança alimentar e nutricional”, disse o presidente do Painel de Especialistas sobre Florestas e Segurança Alimentar, Bhaskar Vira. “Não necessariamente negligenciada pelas pessoas que realmente as consome, mas possivelmente negligenciadas em alguns dos discursos políticos”.


Mulheres vendendo manga em Guiné. Foto: Terry Sunderland

O relatório, que se baseia em conhecimento já existente, foi criado em conjunto por mais de 60 cientistas de renome que fazem parte do Painel Global de Especialistas em Floresta sobre Florestas e Segurança Alimentar.

O Fórum Florestal está tentando forjar uma política florestal internacional para os próximos 15 anos que serão alinhadas com a nova agenda de desenvolvimento sustentável que será adotada em setembro.

Confira aqui o documento sobre o tema. 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.