- Publicidade -
pomar cerrado
Fotos: Prefeitura de Anápolis

Cerca de 45 espécies vão compor o maior pomar público e urbano de frutos do Cerrado. O feito está sendo realizado em Anápolis, terceiro município mais populoso de Goiás. Entre as espécies a serem plantadas, a prefeitura destaca: Cagaita, mangaba, uvaia, taperebá, goiaba, caju, açaí, pitanga e pequi.

- Publicidade -

O plantio de 500 mudas teve início em janeiro, no Parque da Cidade, sendo que as mudas são oriundas dos viveiros municipais. A prefeitura acredita que o custo de manutenção será reduzido por se tratarem de espécies locais.

Até o fim do período de chuva serão três mil mudas plantadas e as outras três mil ficarão para o segundo semestre, quando reiniciam as chuvas. “No total, vamos plantar 6 mil árvores e será o maior pomar público do país de bioma Cerrado”, afirma o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Antônio El Zayek.

Além das frutíferas, serão cultivados também ipês amarelos.

Memorial Vivo do Cerrado

O pomar urbano será abrigado no Parque da Cidade, uma área localizada às margens da Ferrovia Norte-Sul e que foi construída justamente para compensação ambiental. Com 815 hectares, o local pretender ser um “Memorial Vivo do Cerrado” com espécies nativas e trilhas. “Queremos criar um espaço onde as pessoas possam tocar, cheirar e provar os sabores típicos da nossa região”, disse Zayek em 2018 – quando houve acordo para o início do projeto de responsabilidade da empresa Valec.

- Publicidade -

Polinização

Zayek explica que a ideia surgiu com o objetivo de atrair insetos polinizadores, além de um ambiente nativo que atraia as pessoas. “As abelhas estão desaparecendo e essa é uma forma de atraí-las. Além do mais, pensamos também numa forma de fazer um resgate cultural com a população, já que muitos nem conhecem determinadas frutas”, diz.

Aliás, nas redes sociais, a própria prefeitura divulgou fotos de 7 frutas que podem ser encontradas no Cerrado:

E 5 árvores típicas do Cerrado:

- Publicidade -

Com informações da Prefeitura de Anápolis.

Leia também: 5 árvores frutíferas para fazer um pomar urbano