Em novembro, os alunos do 1o ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba (PR), visitaram o litoral paranaense com um propósito diferente: limpar a praia. Juntos, eles retiraram mais de 90 kg de lixo das areias da Praia de Leste.

Entre os resíduos coletados estavam 47 quilos de materiais plásticos, dez quilos de vidro e dois de metal. Quase 300 bitucas de cigarro e mais de 30 quilos de materiais diversos foram coletados pelas crianças. Depois de separado e pesado, o lixo foi destinado para locais de reciclagem pela ONG Sea Shepherd Brasil, que defende a preservação da vida marinha e apoia o projeto dos alunos.

A atividade é resultado do projeto de investigação sobre o efeito da poluição nos oceanos e maneiras de prevenção. Durante o ano, as crianças realizaram pesquisas sobre as características físicas e o modo de vida das baleias, chegando à conclusão de que muitas delas morrem por ingerir lixo. A partir daí, o grupo decidiu realizar a ação para amenizar os danos causados pela poluição causada pelo lixo no mar.

Foto: Colégio Marista

‘‘Esperamos que a atitude dos alunos, já desde tão pequenos, possa servir de exemplo para banhistas e frequentadores do litoral do Paraná e que conscientize a todas as pessoas sobre o descarte correto do lixo’’, disse a professora do Colégio Marista Santa Maria, responsável pelo projeto, Aline de Fátima Martins.