mini turbina tulipa
Foto: Flower Turbines
- Publicidade -

Espalhar pequenas turbinas eólicas em áreas urbanas para gerar energia renovável. É o objetivo da empresa norte-americana Flower Turbines, que desenvolve turbinas que imitam o formato de tulipas. 

A tecnologia, já patenteada, permite gerar energia limpa em qualquer direção e de forma silenciosa. Ou melhor, o ruído é de tão baixa frequência que é indetectável para humanos. Este ponto é essencial para que o modelo possa ser instalado em qualquer local, até mesmo próximo a residências urbanas. 

Também por seu formato de tulipa, a turbina pode evitar acidentes com pássaros – reclamação comum entre os críticos da energia eólica. 

- Publicidade -
mini turbina
Exemplo de aplicação. Imagem: Flower Turbines

Atualmente, as “tulipas giratórias” estão disponíveis em três modelos, que diferem pelo tamanho, eficiência e objetivo do cliente.

mini turbina

A menor turbina mede apenas um metro e é uma alternativa “fora da rede” para momentos onde se faz necessário o uso de energia, é o caso de quem costuma acampar, por exemplo. 

Já o modelo médio possui três metros. Segundo a companhia, é o mais popular para usos residenciais ou pequenas empresas. As lâminas são feitas de fibra de vidro e o modelo é vendido com um gerador, um controlador de carga, bateria (carga extra) e um inversor de rede.

“Graças ao seu tamanho compacto, a turbina pode ser instalada no solo ou em telhados planos suficientemente fortes. É a combinação perfeita entre custo-benefício e produtividade”, garante a Flower Turbines.

turbina tulipa
Foto: Flower Turbines

Por fim, o terceiro modelo possui 6 metros de altura e é uma opção para a produção de energia em maior escala. Esta turbina é pensada para ser instalada em telhados mais fortes, assim como estacionamentos e áreas não utilizadas. Segundo a desenvolvedora, instalar várias turbinas próximas aumenta sua produtividade. O desempenho neste caso pode ser de 20 a 50% melhor.

A empresa testa usos diversos para sua tecnologia. Exemplo disso, é a criação de estações de carregamento de bicicletas elétricas abastecidas por energia solar e eólica.

O produto foi desenvolvido por Daniel Farb, que cresceu em uma casa onde seu pai escrevia artigos que popularizaram o movimento de conservação nos Estados Unidos. 

turbina tulipa
Foto: Flower Turbines

Amante da natureza, ele tem paixão por combinar o mundo clean e beleza – o que deu origem às turbinas em forma de tulipa.

turbina tulipa
Foto: Flower Turbines

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -