energia limpa bares ambev
Foto: Pixabay
- Publicidade -

Ambev e Budweiser, em parceria com a ABInbev, lançaram uma iniciativa global que vai levar energia renovável para bares, restaurantes, casas de shows e estádios ao redor do mundo: o ‘The Energy Collective’. Os estabelecimentos beneficiados terão acesso à energia limpa e vão ter redução nos gastos com eletricidade.

O mercado brasileiro será o foco principal da primeira etapa do projeto e a previsão é que cerca de 250 mil estabelecimentos sejam beneficiados no país até 2025. Segundo a empresa, este número é equivalente a 290 mil toneladas de CO2 a menos na atmosfera – o equivalente ao trabalho mensal de mais de 4 milhões de árvores plantadas.

No Brasil, a Lemon Energia, startup acelerada há quase dois anos pela Z-Tech, hub de inovação e tecnologia da Ambev, já desenvolve um trabalho consistente junto a pequenos e médios empreendedores, facilitando o acesso à energia sustentável – sem nenhum investimento ou obras, e com redução de gastos nas contas de luz.

- Publicidade -
energia limpa
Usina solar localizada em Minas Gerais. Foto: Lemon

Nesse período, a solução da Lemon já chegou a mais de 2,7 mil estabelecimentos em quatro estados do país, representando uma economia de mais de R$ 3,7 milhões nos gastos com contas de luz de seus clientes, base composta por bares e restaurantes em sua maioria.

Os descontos podem chegara 20% para os estabelecimentos. Para além da economia, os impactos do consumo de energia sustentável através dos serviços da Lemon também são relevantes ao planeta: são mais de 2.3 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas.

Como participar?

Para receberem energia renovável, os estabelecimentos precisam ter um consumo de energia superior a R$ 500 por mês e estar nas áreas de distribuição em que a Lemon atua: Minas Gerais (Cemig), Pernambuco (Celpe), Brasília (Ceb), Mato Grosso do Sul e São Paulo (Elektro).

Caso estes critérios sejam cumpridos, os interessados devem acessar o site www.energialemon.com.br/ambev e fazer um cadastro para receber uma proposta de economia.

energia limpa
Foto: Clem Onojeghuo | Unsplash

Acesso à energia limpa

Além das reduções de gastos e de emissões, a solução do The Energy Collective no Brasil democratiza o acesso à energia de fontes sustentáveis sem que sejam necessários investimentos para adesão, taxas de manutenção, nem obras para instalação de placas solares, por exemplo. Isso porque os clientes da Lemon acessam energia sustentável produzida localmente, mas continuam ligados à rede da distribuidora.

Para a Ambev, o projeto também é um grande avanço na jornada de sustentabilidade da empresa, que no ano passado anunciou seu plano de zerar as emissões líquidas próprias e de terceiros em sua cadeia de valor até 2040.

Ambev energia solar
Usina solar da cervejaria. Foto: Divulgação | Ambev

LEIA MAIS:

- Publicidade -