A cidade de Vancouver, no Canadá, assumiu no último mês o compromisso de ter um futuro livre de combustíveis fósseis. Conforme aprovação da Câmara Municipal, até 2050 a metrópole canadense de ter toda a sua energia proveniente de fontes renováveis.

Vancouver foi a primeira cidade do país a se comprometer com essa mudança. Um dos principais responsáveis pelo passo foi o prefeito local, Gregor Robertson, que aproveitou a votação para lembrar que a mudança climática é “o desafio mais difícil e importante do nosso tempo”.

A decisão foi comemorada pelo Partido Verde, conforme noticiado pelo Vancouver Observer. Adrienne Carr, representante do partido, considerou o movimento visionário e fundamental para garantir o futuro das próximas gerações.

O governo ainda não informou quais serão as medidas adotadas para que o alvo seja alcançado, mas o prefeito já garantiu que a cidade deve incentivar o desenvolvimento de novas práticas e tecnologias, que serão compartilhadas para promover as energias renováveis em todo o mundo.

Para a conselheira Andrea Reimer, as fontes limpas de energia geram mais empregos do que os combustíveis fósseis. Ela ainda opinou, dizendo que “as cidades que possuem energias renováveis serão as donas do futuro”.

Além de Vancouver outras grandes cidades mundiais já assumiram compromissos semelhantes e em prazos ainda mais curtos. É o caso de Frankfurt, na Alemanha, que pretende ter 100% de sua energia de fontes renováveis já em 2015. Para que as metas sejam cumpridas, no entanto, não basta investir apenas em estrutura para produção, mas é preciso também reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como bem lembrou Andrea Reimer em declaração à imprensa local.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.