Programa Glass is Good

O programa de reciclagem Glass is Good, idealizado e liderado pela Diageo, proprietária das marcas Ypióca, Smirnoff, Johnnie Walker, Cîroc e Tanqueray, ganha escala setorial e passa ser comandado pela ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas). A troca de bastão visa aumentar ainda mais o alcance da iniciativa e ampliar os benefícios gerados por ela.

Criado em 2010 no Brasil, o programa gera renda para mais de 800 cooperados que recolhem o vidro separado em mais de 180 estabelecimentos. São bares, restaurantes, baladas, condomínios e empresas de eventos das principais cidades dos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. 

“O Glass is Good é um legado da Diageo para a indústria de bebidas. Ampliá-lo para todo o setor é um motivo de grande orgulho para nós. Desde que começamos o projeto, já foram recicladas 28 mil toneladas de vidro, número equivalente a mais de 50 milhões de garrafas de 1 litro que poderiam estar em aterros sanitários e lixões, poluindo o meio ambiente”, afirma Daniela De Fiori, diretora de Relações Corporativas da Diageo para PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil). “A iniciativa foi criada por uma funcionária da Diageo antes mesmo da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, completa.

A contribuição para a destinação adequada do vidro e a reunião dos maiores fabricantes de bebidas alcoólicas no mundo são a herança do programa, que é dividido em quatro etapas: coleta das embalagens de vidro, logística, beneficiamento do vidro nas cooperativas e encaminhamento para reciclagem na fábrica de vidro.

Trabalho da Cooperativa Vila Lata | SP

Antes de virar uma iniciativa setorial, o programa liderado pela Diageo já havia angariado parceiros como Heineken, Pernod Ricard e Companhia Müller de Bebidas, além da fabricante de embalagens de vidro Owens-Illinois – cobrindo todo o ciclo do vidro.

Os resultados do programa são diversos, passando por geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, benefícios para o meio ambiente até a economia de energia na produção de vidro, com a reutilização de 100% do material.

Fotos: Divulgação

“Recepcionar um trabalho tão bem feito, conhecido e maturado como o Glass is Good é um presente para o setor. Esta é uma grande oportunidade de potencializarmos essa iniciativa focada em um elemento que é fundamental para a comercialização de bebidas alcoólicas, que é a garrafa de vidro”, conta Cristiane Foja, presidente executiva da ABRABE.  “Agora, vamos trabalhar para expandir a presença do Glass is Good nacionalmente e conectá-lo ao Ecogesto, um programa da ABRABE com foco em todos os tipos de embalagens em cooperativas”, finaliza.