- Publicidade -

Programa Ecoenel abre ponto de coleta de recicláveis em Santo Amaro

Moradores da Zona Sul de São Paulo poderão trocar materiais recicláveis por descontos na fatura de eletricidade

etapas reciclagem
Foto: iStock

A Enel Distribuição São Paulo inaugura nesta quarta-feira, 10 de maio, um Ecoponto no bairro de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. Clientes da companhia poderão levar material reciclável para o descarte correto e participar do Ecoenel, programa que permite a troca dos recicláveis por descontos na conta de luz.

- Publicidade -

O endereço do local é Rua Barão do Rio Branco, 425, em Santo Amaro, São Paulo, e os serviços estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Serão aceitos para coleta apenas resíduos de papel, alumínio e plástico. O local não receberá vidro como resíduo. Em parceria com a Efort, a Enel SP garante que todo o material coletado neste ecoponto seja destinado para a reciclagem.

ecoponto ecoenel santo amaro
Foto: Divulgação | Enel SP

“Nosso objetivo é que os clientes tenham uma consciência ambiental cada vez maior sobre a importância da reciclagem de materiais e que possam economizar na conta de luz. Desta forma, elas podem encaminhar os materiais separados e limpos, e nós encaminhamos para o processo de reciclagem”, afirma a responsável pela área de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo, Solange Mello.

Como funciona?

Para aderir ao programa, basta que o cliente apresente a conta de energia e um documento com foto em um dos pontos de coleta e receber o cartão Ecoenel. Após fazer o cadastro, o cliente poderá levar os resíduos limpos e pré-separados por tipo de material.

- Publicidade -

No local, os materiais são pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia do cliente ou de uma instituição social indicada por ele. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Ecoenel troca de recicláveis
Foto: Reprodução | Ecoenel

O cliente pode consultar seus bônus, os endereços dos ecopontos e checar o valor de cada resíduo no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS.

A Enel São Paulo tem outros nove Ecopontos distribuídos na Região Metropolitana: São Paulo (6), Diadema, Santo André e Barueri. Para saber mais detalhes sobre o programa, os endereços dos ecopontos e os horários de funcionamento, CLIQUE AQUI.

- Publicidade -

Ecoenel

O programa é viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e oferece bônus na conta de luz dos clientes da Enel em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), sendo reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como referência em prática ambiental.

Além de facilitar o pagamento dos clientes, o programa contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda (ODS) 2030 da ONU, especialmente com o ODS 7 – Energia Acessível e Limpa, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, e o ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas.

ecoponto ecoenel
NOvo ecoponto do Programa Ecoenel, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. Foto: Divulgação | Ecoenel

Nos últimos quatro anos foram creditados cerca de R$ 1,6 milhão de bônus na conta de luz de mais de 36,5 mil clientes da Enel Distribuição São Paulo, que destinaram mais de 5 mil toneladas de materiais recicláveis nos ecopontos do programa.

Em 2022, o programa Ecoenel, por meio de ações realizadas na região da Grande São Paulo, beneficiou mais de 12 mil clientes e concedeu mais de R$ 775 mil em bônus. Além disso, colaborou para evitar a emissão de 5,9 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

Também possibilitou a economia de mais de 8,1 milhões KWh de energia, o suficiente para abastecer mensalmente cerca de quatro mil famílias por um ano. Além disso, o Ecoenel contribuiu para a preservação de 15,8 mil árvores, por meio da reciclagem de papel.