O governo de São Paulo começou a distribuir kits de economia de água para a população da região metropolitana da capital. A iniciativa faz parte do programa “Sabendo usar, não vai faltar”, que tem como intuito reduzir o desperdício de recursos hídricos.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em dois meses todos os clientes da Grande São Paulo terão recebido os kits. O material contém quatro redutores de vazão. O sistema simples é capaz de reduzir em até 20% o consumo da torneira.

Veja no vídeo como instalar o redutor:

Além da entrega dos kits, a Sabesp também entregará caixas d’água a comunidades de baixa renda. A medida deve adequar a capacidade de reserva dos imóveis, para garantir o abastecimento por um período de até 24 horas. Para receber o equipamento a residência passa por uma avaliação e é necessário que a família comprove renda de até três salários mínimos.

Também já está em vigor a multa para quem aumentar o consumo de água. As residências que registrarem acréscimo de 20%, comparado à média do período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, terão que pagar 20% a mais no valor da conta. Quem ultrapassar esse percentual, pagará 50% a mais.

Estas são as apostas do governo paulista para diminuir o desperdício de água e tentar recuperar os níveis dos reservatórios, que operar há meses em situação crítica.

Redação CicloVivo

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.