- Publicidade -

O passe livre nos transportes públicos está garantido este final de semana em Paris. A gratuidade, também pleiteada em várias cidades do Brasil, foi concedida devido aos alarmantes níveis de poluição na capital francesa, agravados pelo trânsito intenso e pelo grande número de automóveis circulando pelas vias da cidade. Além disso, os serviços de compartilhamento de bicicletas e carros elétricos também serão gratuitos até as medições de poluição abaixarem.

O secretário de transportes Jean-Paul Huchon anunciou que todos os meios de transporte público serão gratuitos durante o final de semana, com objetivo de incentivar as pessoas a deixarem seus carros na garagem para se locomover pela cidade. Por lá, além de a concentração de material particulado na atmosfera indicar níveis cada vez maiores, a população vem enfrentando dias quentes e secos, que não são comuns nesta época do ano.

Enquanto as autoridades em transportes fazem esforços para reduzir o número de carros nas ruas, a maioria dos especialistas relaciona a intensificação da poluição com o aumento das temperaturas e com a baixa umidade relativa do ar. Nos últimos três dias, a qualidade do ar atingiu críticos índices na capital francesa, e, segundo a Agência Ambiental Europeia, esta é a pior onda de poluição enfrentada pela França desde 2007.

- Publicidade -

No final do ano passado, uma medida implantada na metrópole baixou o limite de velocidade para alguns automóveis e ainda proibiu a circulação de caminhões por Paris. Segundo a INFO, o governo francês estuda a possibilidade de impor severas restrições aos veículos que mais poluem o ar.

Redação CicloVivo

 

- Publicidade -