embalagem reciclavel argamassa
Embalagens de argamassa recicláveis chegam ao mercado brasileiro este ano. Foto: Divulgação

A Votorantim cimentos e a  Quartzolit, grandes empresas de material de construção, anunciaram em fevereiro de 2021 suas embalagens recicláveis para argamassa, sem o uso de plástico. As duas novidades foram desenvolvidas pela Klabin, produtora e exportadora de papel.

A nova embalagem da argamassa Votomassa vai estar no mercado a partir de abril e é produzida a partir de fontes renováveis. Alinhada ao conceito “Plastic Free“, a nova embalagem irá eliminar a camada de plástico presente na embalagem atual. Outro benefício da nova embalagem é a barreira de proteção que impede o contato do conteúdo interno com a umidade do ar o que fez com que o prazo de validade do produto aumentasse de seis para 12 meses.

A embalagem da Quartzolit, também substituiu o plástico na sua composição, usando a ECOLayer Klabin, uma solução em papel que conta com uma barreira interna de resina que substitui o filme plástico e proporciona uma camada antiumidade, reciclável e resistente. 

As argamassas ACI e ACII estarão disponíveis em um projeto piloto, inicialmente, na unidade de Viamão (RS) e em breve os consumidores terão acesso nos pontos de venda. Posteriormente, o projeto será expandido nacionalmente.