No mês passado, o CicloVivo noticiou a doação de baterias solares da Tesla para o Porto Rico, como forma de ajudar o país a restaurar sua energia após a passagem do furacão Maria. Neste momento, a companhia já começou a construir um campo solar próximo ao Hospital del Niño, um hospital infantil na cidade San Juan, capital do país.

Segundo a Tesla, os sistemas de armazenamento de energia da Powerpack estão a caminho. Eles garantem que a energia gerada por painéis solares, que estão sendo instaladas pela própria empresa, possa ser armazenada em baterias -, aumentando assim a possibilidade de uso deste tipo de energia.

A prioridade agora é restaurar o principal hospital infantil, mas este não é o único projeto que será desenvolvido pela Tesla. Elon Musk, Ceo da empresa, quer mesmo marcar presença no país e não faltam “oportunidades” para mostrar seu trabalho: 98% dos hospitais em Porto Rico já estão abertos e funcionando, mas apenas uma pequena parcela já possui eletricidade. A estimativa é que levará seis meses para restaurar a energia de toda a ilha.

As autoridades políticas estão em busca de novos sistemas para garantir energia a longo prazo. Um dos projetos é chamado de microgrid, um sistema que combina a geração com armazenamento de energia. Ele permite que um edifício individual ou um grupo de edifícios tenha acesso à energia mesmo quando a rede falha.

Para casos, a Tesla Energy possui uma produto chamado Powerwall, que pode fornecer energia para carros, casas e empresas. As baterias de íon-lítio recarregáveis se encaixam na garagem de uma casa ou em uma parede externa. O morador pode instalar até nove baterias conjuntamente, permitindo o armazenamento de uma quantidade maior de energia.

Tesla-Team-889x592portorico-tesla-energiasolarFotos: Tesla/Divulgação

Redação CicloVivo