Ícone do site

Bonito testa coleta e reciclagem local de vidro

Além do impacto ambiental positivo, cidade busca transformar resíduos em renda para catadores

Published 22/01/2024
Bonito reciclagem vidro

Foto: Prefeitura de Bonito | Divulgação

O vidro pode ser reciclado infinitamente, porém a taxa de reciclagem não passa de 25%, segundo a ABIVIDRO. Em Bonito, um dos municípios mais turísticos do Brasil, a prefeitura está testando um projeto para realizar a reciclagem local do material. A iniciativa é realizada em parceria com as empresas e estabelecimentos comerciais.

O projeto, que ainda está em fase de implantação e teste, conta com um tuk tuk elétrico apelidado de “Formigão do Vidro”. A ideia é que o veículo percorra a cidade do Mato Grosso do Sul realizando a coleta das unidades de vidro em locais já previamente cadastrados. Até dezembro, 15 estabelecimentos haviam sido inscritos, mas os interessados em destinar seus resíduos de vidro para a reciclagem ainda podem realizar o cadastro neste formulário on-line.

A prefeitura de Bonito firmou um convênio com a Cooperativa Paraíso de Bonito e a empresa eureciclo para implantar o projeto. A expectativa é que cerca de 500 toneladas de vidro sejam coletados e reciclados ao ano.

Geração de renda

Destinar corretamente um material que pode ser reciclado, devolvendo-o para a cadeia de produção é por si só uma grande vantagem ambiental. É evitar que o material seja encaminhado para aterros sanitários e perca seu potencial de gerar economia na indústria.

A ação faz parte do projeto de estruturação da cadeia do vidro da eureciclo

Todo pedaço de vidro reciclado ajuda a reduzir o consumo de energia, a extração de recursos naturais e a emissão de CO2, explica a eureciclo. É estimado que, a cada 100 toneladas de vidro reciclado, evita-se a emissão de 2 toneladas de CO2 e 64 toneladas de MWH, ou recursos naturais, no processo de fabricação. Por ser um material 100% reciclável, 1kg de vidro oriundo da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa 1kg de vidro novo.

Mas, ainda há outros benefícios diretos aos trabalhadores locais, como evitar acidentes causados por vidros quebrados na coleta de lixo comum, e mais: gerar renda extra aos cooperados envolvidos.

“Com essa parceria, além de aumentar o impacto positivo para o meio ambiente ao conseguir reciclar o vidro que antes era destinado aos aterros, também vamos ter um incremento de renda para os cooperados”, afirma Romário Duarte, presidente da Cooperativa Paraíso de Bonito.

Fotos: divulgação | eureciclo

A reciclagem não exige que o vidro esteja intacto. Cacos também podem ser recolhidos. “O vidro pode ser reaproveitado infinitamente, mas reciclamos muito pouco esse tipo de resíduo devido a sua complexidade de logística, remuneração e outros fatores. Portanto, acreditamos que junto com a Prefeitura e com a Cooperativa Paraíso de Bonito teremos uma grande oportunidade para promover educação ambiental e gerar maior conscientização na população, mostrando o quanto esse material pode contribuir com o aumento das taxas de reciclagem no Brasil”, destaca Caio Trogiani, gerente de Operações da eureciclo.

Segundo a prefeitura, o serviço de coleta será exclusivo para empresas cadastradas, porém os moradores que tiverem uma quantidade significativa de vidro em casa, podem solicitar o recolhimento à Secretaria de Meio Ambiente da cidade por meio do número 3255-3316.

Sair da versão mobile