Amsterdã é internacionalmente conhecida por sua estrutura cicloviária. Mas, a cidade holandesa também quer ser referência em transporte coletivo de qualidade e ambientalmente correto. De acordo com a imprensa local, todos os ônibus públicos do município serão elétricos até o ano de 2025.

A informação foi divulgada pela empresa GVB, responsável pela frota de ônibus em Amsterdã. De acordo com a companhia os 40 primeiros ônibus serão substituídos por veículos elétricos dentro dos próximos dois anos.

As balsas, transporte alternativo muito utilizado na cidade, também ganharão motores elétricos. “Este projeto significa que nós estamos dizendo adeus a projetos-piloto e de comportamento simbólico”, explicou o vereador Abdeluheb Choho à imprensa local, em referência à ação colocada em prática no município.

De acordo com o jornal Dutch News, Amsterdã não é a primeira cidade da Holanda a demonstrar interesse em sistemas mais eficientes energeticamente. Em Brabant, por exemplo, já foram testados os ônibus elétricos em pequena escala. A empresa responsável pelos ônibus em Limburg também se comprometeu em fornecer 300 novos ônibus elétricos para serem usados no transporte coletivo local.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.