- Publicidade -

Tesla lança bateria que armazena energia solar para uso doméstico

As baterias de íon-lítio recarregáveis se encaixam na garagem de uma casa.

No início do ano, a montadora norte-americana Tesla anunciou o desenvolvimento de uma super bateria que promete revolucionar a produção, armazenamento e uso de energia doméstica não poluente. Batizada de Powerwall, a tal aguardada bateria inovadora foi apresentada na última quinta-feira (30) em Los Angeles (EUA).

- Publicidade -

Atualmente, por meio de painéis solares, as residências podem captar a energia proveniente do sol. Com a nova bateria, esta energia pode ser armazenada e usada, por exemplo, no caso de uma queda de energia. Dependendo da quantidade, ela pode se tornar até independente da rede elétrica (no caso do Brasil, proveniente das hidrelétricas e termelétricas). Ou seja, em longo prazo, é a libertação das contas absurdas que chegam mensalmente.

A bateria Powerwall é uma das versões apresentada pela Tesla Energy, sistema de baterias que pode fornecer energia para carros, casas e empresas. Ela possui 15 centímetros de espessura, 1,20m de altura e 91 centímetros de largura.

As baterias de íon-lítio recarregáveis se encaixam na garagem de uma casa – podendo ser usada para recarregar o carro elétrico -, ou em uma parede externa da casa. Elas também podem ser conectadas à internet e monitoradas constantemente pela empresa. O morador poderá instalar até nove baterias conjuntamente, permitindo o armazenamento de uma quantidade maior de energia.


Crédito: Divulgação/Tesla

- Publicidade -

O dispositivo terá um modelo de 10 kWh que custará 3.500 dólares e outro de 7 kWh que sairá por 3.000 dólares. Ambos serão comercializados ainda este ano nos Estados Unidos. Inclusive, já é possível encomendá-los aqui

Durante o evento de apresentação, Elon Musk, fundador da Tesla, afirmou que já está usando a bateria em sua casa, mas por enquanto ainda depende da rede elétrica. Segundo ele, o telhado ainda não é o certo para captar energia solar suficiente. 

- Publicidade -

Além disso, também foi apresentada a Powerpack, bateria voltada para empresas – servirá para locais em que a demanda elétrica é grande. Hoje a reputação da empresa é graças, sobretudo, a Tesla Motors, fabricante de veículos elétricos. Mas, tudo indica que seu novo setor, a Tesla Energy, ganhará mais fama no mundo inteiro.


Crédito: Divulgação/Tesla

Redação Ciclovivo