- Publicidade -

Alemanha bate recorde e energia renovável chegou a ser grátis por um dia

Às 13h do último domingo (8), as fontes solar, eólica, biomassa e hídrica estavam fornecendo 55 GW de energia.

German village with houses, windmills and grain fields

A última semana foi um marco na história da Alemanha em termos de sustentabilidade. Graças a um domingo ensolarado e com ventos fortes, o país europeu bateu recorde em produção de energia limpa. Às 13h do último domingo (8) as fontes solar, eólica, biomassa e hídrica estavam fornecendo 55 GW de energia, garantindo 87% do abastecimento nacional.

- Publicidade -

Devido a esse fenômeno, o preço da energia chegou a ser negativo durante várias horas. Na prática isso significa que muitos clientes, entre eles grandes industrias, acabaram recebendo para consumir energia.

Até o último ano, a média de produção de energia renovável, somando todas as fontes, era de 33%, de acordo com a assessoria alemã Agora Energiewende. No entanto, as novas conexões entre as usinas eólicas e as redes de transmissão ajudaram a elevar consideravelmente esse percentual.

Mesmo que ainda existam céticos sobre a eficiência e capacidade das energias renováveis em garantirem o abastecimento total, principalmente devido aos picos de produção, muitos países já têm demonstrado que isso é possível.

A Alemanha tem tido ótimos resultados em sua busca por um país 100% energeticamente renovável até 2050. A Dinamarca também segue no mesmo caminho. Em algumas regiões a produção já até supera a demanda e o excedente é comercializado aos países vizinhos.

- Publicidade -

Redação CicloVivo