Baseado na aprendizagem ativa, a Umapaz vai proporcionar vivências em permacultura urbana em territórios periféricos distintos da cidade de São Paulo. Os encontros acontecem sempre aos sábados.

A cada semana, um tema, um local e um coletivo que está transformando São Paulo por meio da permacultura irá receber os participantes. Eles compartilharão conhecimentos, evidenciando o quanto a cidade tem a aprender com suas periferias.

A permacultura tem se mostrado uma importante ferramenta de atuação socioambiental na cidade, vivenciar como ela se adapta e transforma territórios será muito rico aos que querem incorporá-la à sua atuação e aprender com a mão na massa.

O curso é parte do Programa Carta da Terra em Ação que visa fortalecer e fomentar a rede de atuação socioambiental na cidade ampliando a troca de experiências e o aprender na cidade.

Cronograma e Locais

16/03 – Roda de conversa: A permacultura em interação com o território.

Receberemos na UMAPAZ os anfitriões dos próximos encontros. São lideranças comunitárias e permacultores que irão nos contar como a permacultura tem se configurado como ferramenta de transformação territorial a partir das especificidades destes territórios e suas histórias.

Convidados: Lia Esperança, Cristina Brasileira, Vilma Martins e Vanilson Fifo. Mediação: Rodrigo Calisto.

Local: UMAPAZ – Av. Quarto Centenário, 1268

23/03 – Vila Nova Esperança: vivência em bioconstrução.

A associação comunitária está ampliando suas atividades, está estruturando biblioteca, sala de aula, pomar e estufa para dar suporte à horta, às crianças e à comunidade do entorno.

As atividades propostas neste local assim como todo planejamento de ampliação está sendo feito com base na permacultura urbana e nas soluções locais!

Neste dia iremos colaborar com a ampliação da estrutura para eventos da comunidade, aprendendo a construir uma estrutura utilizando os recursos locais como matéria-prima.

Local: Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 9260, Jardim Esmeralda.

30/03 – Projeto Lapidar: vivência de horta em mandala e astrológica.

Seremos recebidos no Centro Terapêutico Lapidar pela permacultora Cris Brasileira para uma oficina de horta a partir dos pressupostos da Antroposofia e astronomia. A oficina é parte do programa fazendinha que visa proporcionar a cura pela alimentação e a capacitação no manejo agroecológico para subsistência.

Local: Estrada Municipal Francisco Rodrigues Puga, Atibaia

06/04 – Viveiro escola: vivência com reboco e pintura natural

Dentro de um Empreendimento Socioambiental educativo, conheceremos algumas possibilidades da bioconstrução com base em materiais descartados e matéria prima local, e faremos o acabamento de uma estrutura com pintura natural. Alem disso, conheceremos e aprenderemos sobre o cultivo e culinária com PANCs.

Local: R. Papiro-do-Egito, 708-716 – Jardim Nair, São Paulo

13/04 – Casa Ecoativa: rede de parcerias e celebração de encerramento

Neste encontro, o Centro eco-cultural localizado na Ilha do Bororé, que tem a permacultura como base de suas ações, abrirá suas portas para conhecermos possibilidades de transformação local e estabelecimento de redes de parceria.                                                                 

Local: Estr. Velha do Bororé, 3000 – Jardim Santa Tereza, São Paulo

Coordenação

Lia Salomão e Débora Pontalti

Todas as informações para inscrição:

Público: Agentes Socioambientais Urbanos formados pela UMAPAZ, Educadores Ambientais e Interessados em geral

Vagas: 30.

Dias: 16, 23 e 30 de março; 6 e 13 de abril .

Horário: 9h às 16h.

Local: O primeiro encontro será na sede da UMAPAZ, os demais sábados (4) ocorrerão em locais distintos, conforme cronograma acima.

Endereço do primeiro encontro: Av. Quarto Centenário, 1268. Cada encontro será em um local diferente. Enviaremos comunicado aos contemplados com essas informações. É necessário disponibilidade para deslocamentos.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscreva-se aqui.