Veja o que plantar na sua região durante o verão

Especialistas divulgam mapa com os plantios mais indicados para hortas durante o verão, para cada região do Brasil
Por
28 de janeiro de 2021

Estamos no verão, a estação com temperaturas altas e dias mais longos. As famosas chuvas de verão também marcam presença nesta época do ano. Respeitando o clima destes meses, é possível aproveitar a estação para plantar dezenas de hortaliças e flores que se dão bem nestas condições climáticas e podem trazer ainda mais diversidade à horta e ao jardim.

Reunindo dicas e informações sobre o cultivar ideal para quem planta em casa, o Blog Vamos Comer Melhor, da ISLA Sementes, divulga no Mapa de cultivo do Verão, que além da época do ano é preciso levar em conta a localização de cada horta ou jardim.

Há hortaliças mais indicadas para as diferentes regiões do Brasil, de acordo com as diferenças de chuvas e outras condições climáticas, que também fazem parte dos critérios de escolha das melhores épocas de desenvolvimento para as plantas.

Sua localização e a época do ano devem ser levadas em consideração na hora de plantar na horta. Foto: iStock

Se a sua horta está localizada nos estados da Região Sul do Brasil, aproveite os dias com temperaturas mais altas do ano para cultivo de beterrabas, almeirões, rúculas, salsa, coentro, couve e feijão vagem.

Na Região Sudeste, os cultivos que encontram condições favoráveis são nessa temporada: cenoura, pimentas, pimentões, alfaces e rabanetes.

Para as hortas da Região Centro Oeste, as opções recomendadas são: melancias, abobrinhas, tomates, milho, couve-flor e repolho.

Na Região Nordeste, os meses do verão são favoráveis para cultivo de melões, pepinos, abóboras, berinjelas, abobrinhas e quiabos.

Se você mora na Região Norte, plante a horta com melancias, cenouras, pimentas e quiabos