Quem mora em megalópoles como São Paulo, tem uma certa nostalgia quando ouve sobre as famílias antigas que possuíam pomares em casa e utilizavam seus frutos nas próprias refeições. Pensando nessas histórias e também mirando no futuro, o Clube da Horta do Sesc Avenida Paulista promove uma série de ações para aproximar o público da natureza e das práticas sustentáveis. No dia 15 de fevereiro, sábado, às 10h30 acontece a oficina “Pomares Urbanos”, que traz técnicas para cultivo de mudas frutíferas em casa.

Ministrada pelo Revoluindo, a oficina aborda as especificidades do cultivo de árvores em casa, as adaptações, soluções e desafios para a evolução da planta, em especial visando o desenvolvimento em pequenos espaços. A Revoluindo é conduzida pelo biólogo Paulo Fonseca e realiza a difusão de diversos princípios e técnicas baseadas na Permacultura, Agroecologia e outros princípios relacionados com a Sustentabilidade Socioambiental.

A oficina é gratuita e para participar é necessário retirar ingressos com meia hora de antecedência. As atividades do projeto “Clube da Horta” são bastante concorridas, é interessante se programar para aproveitar as vivências.

Pomares Urbanos

O êxodo rural privou boa parte da população de conhecer os sistemas produtivos dos alimentos que consome. Esse fato provoca, além do distanciamento do olhar sobre o panorama atual dos modelos de produção de alimentos, o estímulo à desvinculação do ser humano com a própria natureza. Ter uma árvore frutífera em casa, mesmo que em locais com espaço restrito, pode reorientar o olhar e gerar diversas reflexões sobre alimentação e a produção alimentar da sociedade atual, além de produzir, mesmo de forma mínima, alimentos (frutas) no próprio quintal.

Durante a realização da oficina, os participantes irão montar e levar para casa, vasos com frutíferas adaptadas a produzir nestes espaços. Também serão demonstradas as questões necessárias para se cultivar diversas árvores frutíferas em vasos ou diretamente na terra, de modo com que os participantes fiquem familiarizados com o cultivo e produção de frutas em pequena escala, no próprio quintal ou em espaços restritos.

Clube da horta: Pomares Urbanos

Com Revoluindo

Quando: dia 15 de fevereiro de 2020

Horário: das 10h30 às 13h30, sábado

Local: Tecnologias e Artes (4º andar)

Quanto: Grátis, retirada de ingressos com meia hora de antecedência. Vagas limitadas

Classificação: 14 anos

Sesc Avenida Paulista

Avenida Paulista, 119, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Leia também: 5 árvores frutíferas para fazer um pomar urbano