Foto: LabNutrir
- Publicidade -

Conseguir informações de onde obter alimentos frescos e livres de agrotóxicos nem sempre é fácil. Em um trabalho coletivo, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) buscou fazer exatamente isso ao criar um mapa colaborativo.

Usando a metodologia crowdsourcing, o catálogo reúne informações sobre feiras livres comuns, feiras de alimentos orgânicos, empórios e mercearias naturais, comércio de alimentos da agricultura familiar, além de hortas urbanas e comunitárias.

“Por acreditarmos na importância da construção de sistemas alimentares economicamente resilientes, priorizamos registros da agricultura familiar, cooperativas e pequenos comerciantes”, afirma o site do projeto.

- Publicidade -

O projeto, que nasceu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, é conduzido pelo curso de nutrição, embora agregue professores e estudantes de outros cursos da UFRN, servidoras e servidores técnicos e comunidade externa. Juntos eles formam o Laboratório Horta Comunitária Nutrir ou, simplesmente, LabNutrir.

Desde 24 de março deste ano, com a pandemia, a ferramenta online também passou a sinalizar quais produtores realizam entrega de vegetais em domicílio. O mapa pode ser uma forma de dar visibilidades àqueles que enfrentam este momento difícil. Inclusive, esta categoria está aberta para registros de todo o Brasil. Confira o mapa aqui.

LabNutrir

O laboratório já apoiou a implantação de diversas hortas escolares na Região Metropolitana de Natal, além de assessorar o método da Aprendizagem Baseada em Hortas. Tal técnica consiste em uma estratégia pedagógica que utiliza hortas como ferramenta de ensino.

A prática foi reconhecida pela ONU como uma iniciativa que colabora para a promoção da alimentação como Direito humano e foi selecionada como uma das finalistas do Prêmio ODS-Brasil.

Mapeamento em outras capitais

Já falamos de iniciativas similares em outras cidades brasileiras. Confira abaixo:

Pontos de comercialização de orgânicos em Florianópolis

Estabelecimentos que comercializam orgânicos em SP

Feiras de alimentos orgânicos em todo o país

- Publicidade -