Um sistema de jardinagem modular totalmente automático e feito a partir de materiais ecológicos. Assim é apresentado o Verdeat, um aparelho que permite cultivar plantas em casa de modo fácil e sem ocupar muito espaço.

O modelo é composto por bandejas, modulares e empilháveis, onde devem ser inseridas as sementes junto ao substrato natural, que pode ser fibra de coco por exemplo. As plantas crescem por meio do cultivo hidropônico, ou seja, sem contato com o solo.

O sistema de iluminação interno torna o processo 40% mais rápido. Desta forma, é possível cultivar vegetais, ervas e até flores sem fazer uso de qualquer tipo de agrotóxico.

Apesar do foco ser a horta hidropônica, é possível solicitar uma bandeja para vasos para cultivo com solo.

A opção pode ser interessante para quem tem pouco espaço em casa e pouco tempo livre para cuidar de uma horta caseira, visto que é quase totalmente livre de manutenção. Basta adicionar água e os nutrientes necessários uma vez a cada três semanas. A partir daí, todo o sistema pode ser monitorado por aplicativo. “A quantidade de água, energia e nutrientes são ajustadas com precisão às necessidades das plantas, sem desperdício”, garante a startup que desenvolveu o produto.

Apesar de mais parecer, à primeira vista, com um suporte de canto de parede, a solução pode ajudar na autonomia alimentar. O usuário planta o quanto deseja, sem gerar desperdícios ou resíduos – ao contrário das inúmeras embalagens que embalam vegetais nos supermercados. O Verdeat está em pré-venda no site de financiamento coletivo Kickstarter e é comercializado em três tamanhos: pequeno, médio e grande.