Aprenda como cultivar avenca orgânica

São plantas muito utilizadas para decorar interiores e locais externos.

As avencas são plantas muito utilizadas para decorar interiores e locais externos. Elas podem chegar a 30 ou 40 cm de altura, possuem folhas delicadas e um formato irregular que agrada muitas pessoas. Uma parente muito conhecida da avenca é a samambaia. Assim como ela, não possui flor nem fruto nem semente, mas sim, esporos.

Além de ser uma planta ornamental, ela tem propriedades medicinais e pode ser ingerida em forma de chá. Tem propriedades anti-inflamatória, diurética, antioxidante, expectorante, laxante, entre outras.

Geralmente elas são sensíveis a todos os fatores ambientais, porém tenho certeza de que você vai conseguir cultivá-la na sua horta orgânica e medicinal seguindo minhas dicas.

Tipos de avenca

As avencas são inúmeras, com uma característica singular. Elas possuem seu nome derivado do grego “adiantos”, que indica uma planta que não se molha. As avencas mais conhecidas são a cabelo-de-vênus (Adiantum capillusveneris), a cabelo-de-anjo (Adiantum microphyla), o avencão (Adiantum macrophylla) e a avenca suíça (Adiantum radianum).

Como cultivar avenca orgânica

Você sabia que a melhor época para plantar avenca é na primavera? Isso porque ela tem maiores dificuldades de se desenvolver bem quando o clima está mais frio. Outras recomendações para você saber agora como cultivar avenca orgânica estão abaixo.

Clima

A temperatura ideal para as avencas são as mais altas, porém é possível cultivá-las entre 13 a 30ºC em ambientes mais úmidos. É preciso mantê-la ao abrigo de ventos.

Iluminação

As avencas precisam de luz solar indireta para um bom desenvolvimento.

Solo

O solo ideal para avenca é aquele fértil com boa drenagem. Faça seu substrato considerando também que este precisa ser livre de patógenos, como fungos.

Mudas e plantio

De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, para obter muda de avenca, você pode optar por fazer a partir dos esporos ou por divisão de touceiras.

Por esporos, você vai precisar raspar os esporos com um objeto tipo faca, com muito cuidado. Os esporos são uns pontinhos pretos quando maduros, que ficam na parte de baixo das folhas. Os esporos irão cair sobre uma superfície (você pode colocar um papel branco) e você vai espalhá-los sobre o substrato em uma sementeira assim que terminar. Cubra a sementeira com plástico e espere germinar.

Em um primeiro momento, vai parecer que você está criando uma espécie de musgo. Mas não se preocupe, quando ficar maior, você vai perceber que são os esporos germinando! Retire da sementeira e coloque no local definitivo quando as mudas tiverem no mínimo dois centímetros.

Outra alternativa é tirar as mudas a partir das touceiras. Separe as touceiras e faça o plantio. Esse procedimento deve ser feito com muito cuidado, para não danificar as raízes.

Seja qual for o método que você escolheu para plantar avenca, uma característica muito importante sobre essa planta é que ela é sensível a mudanças de lugar. Plante no local definitivo!

Irrigação

As avencas devem ser regadas sempre, para manter o solo sempre úmido. Mas, no inverno, o ideal é que se espere o solo secar levemente antes de realizar a próxima rega.

Como cuidar de avenca

Mantenha sua planta ao abrigo dos ventos, pois ela não tolera aqueles fortes e constantes.

Fique sempre atento à luminosidade que ela está recebendo. Lembre-se que ela precisa é de luz solar indireta. Você pode ver se a luz está adequada a partir da coloração das folhas .

Faça a adubação orgânica a cada semestre.

A poda de limpeza deve ser feita para retirar galhos secos ou mortos.

 Faça seu jardim em casa

Que tal começar o seu jardim na sua casa ou ainda diversificar o que você já tem? Siga as dicas que sempre coloco no blog para ter cultivos saudáveis e belos!