Depois de curtir as férias, nada melhor do que voltar às aulas com atividades lúdicas para incentivar as crianças nos estudos. Para engajar os pequenos e estimular a criatividade nesse período, a dica da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) é fazer um lindo porta-treco com latas de aço pós-consumo.

O passo a passo é simples e embalagens de tomate, milho, ervilha, leite condensado, achocolatado ou lata de tinta são ótimas opções para a realização deste trabalho manual. Para a decoração da lata, podem-se utilizar tecidos, fitas, botões, fotos, entre outros materiais, para dar um toque especial e torná-lo ainda mais exclusivo. Confira abaixo como fazer.

Materiais necessários:

– 1 lata de tinta

– 5 latas de tamanhos variados

– Prego e martelo

– Papel colorido

– Cola Pritt Tenaz

Como fazer:

O primeiro passo é decorar as latas. Podem ser usados papéis coloridos. Passe a cola na lateral da lata, cole a ponta do papel, envolva a lata e finalize colocando a outra ponta do papel. Decore todas as embalagens.

SONY DSC
Abeaço/Divulgação
SONY DSC
Abeaço/Divulgação

Em seguida faça cinco furos na lata de tinta e um furo em cada lata menor, usando o prego e o martelo. Nesse passo a passo foi usada uma ferramenta chamada agulhão.

Abeaço/Divulgação
Abeaço/Divulgação

Abra os clips e com a ajuda de um martelo amasse a ponta e coloque no buraco para unir as latas. Dobre o clip na parte interna da lata de tinta e as pontas no interior das latas menores. Repita o processo com todas as embalagens.

Abeaço/Divulgação
Abeaço/Divulgação
Abeaço/Divulgação
Abeaço/Divulgação

Para evitar acidentes, cole tiras de papel também no interior das latas.

Abeaço/Divulgação
Abeaço/Divulgação

Pronto. Além de desenvolver a imaginação e habilidades das crianças, a atividade pode ser utilizada para conscientizá-las sobre e a importância de se reutilizar materiais recicláveis. O porta-treco ainda desperta e incentiva o hábito da organização.

Abeaço/Divulgação
Abeaço/Divulgação