Ícone do site

Aprenda a construir um muro de pedra seguro e bonito

Além de charmosos, os muros de pedra trazem muitos benefícios e valorizam qualquer construção – aprenda como erguer o seu!

Published 22/11/2023
muro de pedra

Construir muros de pedra é uma arte desenvolvida há séculos e existem muitas maneiras de se erguer estas estruturas robustas e charmosas. Mas, entre todas as técnicas, algumas regras estão sempre presentes e devem ser observadas. Mas, antes de falar sobre as regras básicas, vamos falar do passo a passo para este processo.

Para a construção de um muro de pedra eficiente e esteticamente atraente, a escolha adequada de materiais e ferramentas é muito importante. Aqui detalhamos os tipos de pedra mais comuns e as ferramentas necessárias para a construção de um muro de pedra .

Tipos de Pedra

Foto: Liam Briese | Unsplash

Ferramentas e Materiais necessários

Foto: Cathy Mu | Unsplash

Com estes materiais e ferramentas, o processo de construção de um muro de pedra pode ser feito de forma eficiente e segura, garantindo que o resultado seja seguro e bonito.

5 regras para construir um muro de pedra

Construir um muro de pedra exige paciência, precisão e um profundo respeito pelas técnicas tradicionais. Seguindo essas regras essenciais, você garantirá a criação de uma estrutura sólida, durável e esteticamente agradável.

Fonte: Ecoinventos

 

1. Coloque as pedras de acordo com o comprimento

É fundamental que as pedras sejam colocadas de acordo com o comprimento e não com a largura. Quando empilhada desta forma, a exposição máxima da pedra é colocada na frente do observador, e a maior parte da pedra é introduzida no núcleo da parede. Fazer de outra maneira pode gerar um muro instável – esta é uma das principais causas do colapso.

2. Fixe bem as pedras

O aperto ou ajuste das pedras é essencial para a estabilidade do muro. Garantir o máximo de mais pontos de contato entre as pedras, aumenta o atrito e evita que elas se movam de forma independente. É aconselhável preencher os espaços com pedras maiores ou, na sua falta, com brita, para garantir a resistência da parede.

Foto: Constant Yearning | Unsplash

3. Cruze as juntas

Tal como na alvenaria tradicional, cada pedra deve cobrir a junta das duas pedras abaixo dela. Isto distribui o peso e evita a formação de linhas verticais de junta, que são um ponto fraco em qualquer construção.

4. Nivele as pedras

Para garantir a estabilidade e estética da parede, é fundamental que cada pedra esteja nivelada. Este é o passo mais fácil para garantir que cada pedra se assente corretamente e proporcione a máxima estabilidade à parede.

Foto: James Park | Unsplash

5. Alinhe as pedras com o plano do muro

Certifique-se de que as faces das pedras estejam alinhadas com a parte externa da parede. Isto garante um acabamento mais bonito e também evita a formação de saliências ou cavidades que podem fazer com que as pedras superiores se desloquem ou caiam.

Por que construir um muro ou parede de pedra?

Construções de pedra fazem parte da história da arquitetura, oferecendo não só resistência e segurança, mas também um apelo estético que segue sendo valorizado. E mesmo quando materiais sintéticos e técnicas inovadoras ganham cada vez mais espaço, as paredes ou muros de pedra continuam a oferecer vantagens significativas. Confira!

Foto: Marc Pell | Unsplash
Foto: brunetto ziosi na Unsplash

 

Sair da versão mobile