- Publicidade -

Em breve os nova-iorquinos não precisarão mais se preocupar com baterias de celular descarregadas. A cidade, aos poucos, será equipada com estações móveis de recarga, movidas a energia solar.

A novidade é fruto do trabalho entre a Goal Zero, empresa que produz carregadores solares; AT&T, da área de telefonia; e o estúdio de design Pensa. A proposta do grupo é substituir as cabines telefônicas, praticamente extintas, por centrais em que qualquer pessoa pode recarregar seu celular de maneira limpa e gratuita.

A estrutura é simples. Aparentemente ela é apenas um poste, equipado com quatro suportes, onde os usuários podem apoiar seus celulares. Na superfície de cada uma das centrais foram instaladas três placas fotovoltaicas de 15 watts e baterias que armazenam a energia produzida.

- Publicidade -

De acordo com a fabricante, as unidades podem ter suas baterias totalmente carregadas em até quatro horas nos dias de sol. Mas, o sistema também absorve os raios UV quando os dias estão nublados. A central é capaz de recarregar celulares que tenham entrada USB, mini USB, iPhone 4 e iPhone 5.

A primeira central já foi instalada em Fort Green Park, no Brooklyn, e a intenção é expandir o sistema para diversos outros bairros que tenham altos índices de pessoas se deslocando a pé. Por estar independente das redes de transmissão, o sistema funciona mesmo que o restante da cidade sofre um apagão.

Redação CicloVivo

- Publicidade -