Ícone do site

Máquina extrai 10 litros de água potável por dia do ar

Inovação pode garantir acesso à água de qualidade, mesmo em locais sem saneamento básico

Published 09/02/2022
máquina extrai água do ar

Foto: Kara Pure

Beber água é muito importante para manter nosso corpo funcionando bem – são inúmeros os benefícios de se manter a hidratação em dia. Infelizmente, a água que bebemos pode estar contaminada por agrotóxicos ou até mesmo micro plásticos, presentes em mais de 90% das águas engarrafadas do mundo.

Mas, uma máquina criada pelo designer Cody Soodeen pode fornecer água de excelente qualidade com uma grande inovação. A Kara Pure não precisa de uma torneira – ela simplesmente extrai a água do ar!

Soodeen conta que cresceu em uma cidade onde a água potável estava contaminada por uma cepa de bactérias, afetando a saúde da sua família e comunidade. Fio então que ele decidiu encontrar uma solução para este grave problema.

Foto: Kara Pure

A solução projetada foi a Kara Pure, uma máquina que extrai água da umidade atmosférica e a converte em água potável alcalina rica em minerais que hidrata e limpa as toxinas do corpo.

Em um dia a máquina pode oferecer até 10 litros de água potável de excelente qualidade, enriquecida com 7 minerais naturais e seu pH de mais de 9,2. Além de fornecer água, a Kara Pure também ajuda a desumidificar e purificar o ar, servindo a vários propósitos ao mesmo tempo.

Foto: Kara Pure

Tecnologia em desenvolvimento

Soodeen explica que outros aparelhos que captam água do ar usam refrigeradores para condensar a umidade atmosférica e converter vapor em gotículas de água, um processo que consome muita energia, é barulhento e prejudicial ao meio ambiente.

Kara Pure usa uma substância semelhante a uma rocha vulcânica ou gel de sílica. O ar passa por esta substância que extrai a água e depois a armazena em um tanque.

Foto: Kara Pure

A água passa então por um sistema de purificação de várias etapas onde é esterilizada com luz ultravioleta e mineralizada. Depois passa por um ionizador que alcaliniza a água e por um filtro que remove quaisquer impurezas finais. Depois deste processo a água pode ser consumida.

A máquina pode ser especialmente importante em locais sem acesso à água potável. Como o aparelho não depende de águas subterrâneas ele pode funcionar em quase qualquer lugar do mundo. A única manutenção necessária é a troca anual do filtro.

Foto: Kara Pure

Vendas?

Para produzir a Kara Pure em larga escala e tornar a comercialização viável, Cody Soodeen lançou uma campanha online de arrecadação no site Indiegogo. Para mais informações, acesse: kara-pure.

Neste vídeo, em inglês, o designer explica melhor a história e funcionamento do protótipo.

LEIA MAIS:

Sair da versão mobile