- Publicidade -

A empresa Atlantic Resources desenvolveu a maior turbina movida à energia marítima do mundo, a AK-1000. Ela será testada no Centro Europeu de Energia Marítima, em Orkney – Escócia. A empresa afirma que, caso o teste tenha sucesso,a turbina poderá ser a primeira de muitas a serem instaladas na costa do país europeu.

A energia marítima é considerada uma energia limpa, já que não polui e não causa danos ambientais. O grande problema desse tipo de energia é a dependência das marés, que variam muito. No caso da AK-1000, ela pode gerar até um megawatt de eletricidade – energia suficiente para abastecer mil residências.

A turbina pesa 1,3 toneladas e mede 22,5 metros de altura e foi projetada para aguentar grandes pressões. Além disso, ela tem duas lâminas de 18 metros de diâmetro, que permitem aproveitar as marés altas.  Apesar do tamanho, a empresa, garante que a tecnologia não danificará o ambiente marinho, graças à sua baixa velocidade, que varia de seis a oito rotações por minuto.

- Publicidade -

Tim Cornelius, chefe-executivo da Altantic Resources, disse à BBC que o objetivo da empresa é fazer da região um grande pólo de geração de energia renovável.

Com informações do Terra

+ Google fechou contrato para comprar energia eólica

+ Espanha se torna líder mundial em energia solar

- Publicidade -