- Publicidade -

Lucy é uma luminária que funciona totalmente independente da eletricidade. O equipamento aproveita a luminosidade do sol para iluminar naturalmente qualquer ambiente, seja ele interno ou externo. Criada pela empresa norte-americana Solenica, a luminária está em campanha de financiamento coletivo para ser produzida em larga escala.

A ideia por trás dessa criação é muito simples: refletir os raios de sol para substituir o uso de lâmpadas. Mas, a lógica criada pelos inventores é um pouco mais complexa do que isso. A Lucy utiliza um espelho para refletir a luz do sol, até aí, não existe nenhuma novidade. Mas, o grande diferencial é que ela possui um sistema que segue o sol e adapta a posição do espelho para que os raios sejam sempre direcionados ao ponto escolhido pelo usuário. Para que os sistemas de controle funcionem adequadamente, eles também são abastecidos com a própria luz solar.

De acordo com os criadores, a eficiência é tão alta, que a claridade proporcionada pela luminária é equivalente a dez mil lumens, que seria o mesmo nível oferecido por 12,5 lâmpadas de LED com 60 watts de potência. A grande diferença é que o consumo energético permanece em zero.

- Publicidade -

O projeto começou em 2010. O primeiro protótipo foi fabricado em 2013 e agora a empresa se prepara para produzir a luminária em escala comercial.

O equipamento é portátil e é à prova de água, o que permite que seja instalado mesmo em ambientes externos. Além disso, ela é capaz de refletir a luz de maneira eficiente a distâncias de até 30 metros.

Veja no vídeo abaixo a demonstração de como a Lucy funciona: 

Clique aqui para mais informações.

Redação CicloVivo

- Publicidade -