Um sistema criado para produzir água potável através da umidade do ar usando placas solares. Este é o Source, equipamento criado pela empresa norte-americana Zero Mass Water que foi apresentado ao mundo em 2016 e agora chega no CES 2020, uma das maiores feiras de tecnologia que acontece anualmente em Las Vegas.

Os hidropanéis absorvem o vapor de água do ar utilizando uma substância higroscópica. O sistema filtra o ar (impedindo que partículas e outros detritos entrem na produção da água) e a água é mantida limpa com ozonização dentro do reservatório integrado. A companhia garante que a água produzida é pura e mineralizada com cálcio e magnésio.

O funcionamento do equipamento usa energia solar para não depender de uma prévia infraestrutura elétrica, de forma que pode ser instalado em qualquer lugar do mundo. A ideia é ajudar a suprir comunidades carentes ao redor do mundo.

No evento em Las Vegas foi apresentado uma versão compacta do original. Batizado de “rexi”, o aparelho possui metade do tamanho de um hidropainel padrão e foi projetado para pequenos consumidores: residenciais, escolas e até empresas menores. Ao comprá-lo, a companhia envia o representante para fazer toda a instalação. Cada equipamento possui vida útil de 15 anos.