A Fiat mostrou pela primeira vez o modelo elétrico 500e. O veículo com estilo retrô foi apresentado em uma importante premiação musical norte-americana, o American Music Award.

O mesmo modelo já existia na versão convencional, a novidade da fabricante é ter desenvolvido uma versão elétrica para seu Fiat 500. Para o novo veículo foi redesenhado todo o para-choque dianteiro e ele também ganhou novas rodas.

Já na parte interna, as linhas do console central, das portas e o volante são os mesmos, o que mudou foi o painel de instrumentos analógico, que foi substituído por um digital, e a alavanca do câmbio, trocada por botões.

A propulsão elétrica do carro chega aos 111 cavalos. A versão foi apresentada oficialmente no Salão de Los Angeles, na última semana, junto com outros dois modelos: o conversível Abarth Convertible e o 500L, versão bem maior do que o 500.

O modelo 500 convencional já atingiu a marca de um milhão de unidades produzidas desde que foi relançado em julho de 2007. Compacto, o veículo é vendido em mais de cem países, incluído o Brasil. Dificilmente, a versão elétrica fará o mesmo sucesso, uma vez que as vendas previstas para começar em 2013 serão restritas aos Estados Unidos.

Incentivo aos elétricos

A versão 500e deverá custar 35 mil dólares. Mesmo assim, de acordo com a Revista Quatro Rodas, o CEO da Fiat, Sergio Marchionne, afirmou que a empresa terá um prejuízo entre oito e dez mil dólares para cada unidade vendida.

A decisão da Fiat em lançar o 500e se justifica pela política norte-americana que incentiva as vendas de veículos movidos a eletricidade. Por não serem poluentes, as autoridades do país estão se esforçando e cobrando das fabricantes o aumento de vendas de elétricos.

O Salão de Los Angeles vai até o próximo domingo (9). Com informações do Carros iG e Diário do Grande ABC.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.