Estudantes criam dispositivo que recolhe microplásticos de pneus
Além da emissão de gases poluentes, os carros liberam grandes quantidades de partículas de plástico no atrito dos pneus
Além da emissão de gases poluentes, os carros liberam grandes quantidades de partículas de plástico no atrito dos pneus
Muito se fala sobre a poluição atmosférica provocada por veículos com a emissão de gases causadores do efeito estufa. Mas, existe um outro tipo de poluição associada ao uso de automóveis que também merece atenção: os microplásticos liberados pelos pneus em contato com o solo.
Os microplásticos de pneus, ou a “poeira de pneu”, são o Segundo maior poluente plástico nos oceanos.
Felizmente, um grupo de quatro estudantes ingleses encontrou uma possível solução para este problema – e foram premiados com o James Dyson Awards, prêmio internacional de design que reconhece e celebra boas ideias anualmente.
Cada vez que um veículo acelera, freia ou faz uma curva o pneus solta pequenas partículas de plástico liberadas pelo atrito com o chão. Estas partículas se transformam então em uma fina poeira que, graças à quantidade de veículos rodando no mundo, representa um enorme problema ambiental. Calcula-se que todos os anos os veículos da Europa, por exemplo, gerem 500 mil toneladas de poeira de pneu.
O dispositivo criado é acoplado ao pneu e usa a eletroestática para recolher as partículas de plástico liberadas durante o uso do veículo. De acordo com os testes, 60% do microplástico fica retido. Depois, esta “poeira” é coletada e pode ser reaproveitada na produção de novos pneus ou mesmo de tintas.
Siobhan Anderson, Hanson Cheng, M Deepak Mallya e Hugo Richardson fundaram o projeto coletivo Tyre Collective. O grupo participou de um curso de Design e Inovação oferecido em uma parceria entre o Imperial College London e a Royal College of Art.
“Nossa força vem da nossa diversidade”, conta Hugo Richardson. “Viemos de 4 lugares diferentes do mundo e temos conhecimento em diferentes áreas, como engenharia mecânica, design de produtos, arquitetura e biomecânica”.
Com os veículos elétricos, a emissão de gases poluentes vai diminuir, mas o microplástico liberado pelos pneus vai seguir poluindo o planeta.
Para solucionar este problema os estudantes estão patenteando a sua invenção e pretendem produzir o dispositivo em grande escala.
No vídeo (em inglês), eles explicam um pouco mais sobre o projeto.