A montadora finlandesa Toroidion desenvolveu um carro elétrico que promete revolucionar o mundo dos esportivos. O modelo foi apresentado no início do mês e deve brigar de igual para igual com os potentes carros movidos a combustão.

O responsável pela criação é o engenheiro Pasi Pennanen, com experiência de 20 anos no setor automotivo e passagem por grandes montadoras, como Jaguar e Zagato. Conforme divulgado no projeto, o finlandês trabalhou durante quatro anos na pesquisa e desenvolvimento do novo “supercarro”.


Foto: Divulgação

O principal diferencial do Toroidion está justamente em sua bateria. Com capacidade de 1MW ele chega a ser mais potente do que muitos esportivos tradicionais. Apesar de não ter divulgado muitos detalhes, a empresa já informou que cada uma das rodas será ligada diretamente ao seu próprio motor. Assim sendo, serão direcionados 200 quilowatts a cada uma das rodas da frente e os outros 600 quilowatts serão divididos entre as rodas traseiras.


Foto: Divulgação

Os enormes motores o deixaram competitivo, mesmo em relação aos modelos tradicionais, movidos a combustíveis fósseis. O “supercarro” tem 1.341 cavalos de potência, superior ao Veyron, da Bugatti, por exemplo, que possui 1.200 cavalos e emite 539 gramas de CO2 a cada quilômetros rodado.


Foto: Divulgação

O modelo mescla alta tecnologia a elementos de design de alguns esportivos tradicionais, como o Lamborghini Miura. Ainda em termos estéticos, o Toroidion possui portas que abrem para cima, seguindo o padrão “Lambo Door” também usado em um de seus concorrentes, o híbrido P1, da McLaren.


Foto: Divulgação

A montadora se orgulha de ter feito o Toroidion 1MW inteiramente na Finlândia.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.